Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

A guardiã da história

A guardiã da história

March 24
09:30 2015

Para quem olha de fora, é apenas uma casa. No entanto, ao adentrá-la, fazemos uma verdadeira viagem através do tempo. Entre bonecas de panos e cerâmicas, documentos e peças de arte se revela o que talvez seja o mais rico acervo cultural de toda a região. Mantido sem qualquer ajuda governamental, o Espaço Cultural José Carlos de Barcellos completou 20 anos de fundação recebendo um reconhecimento nacional, o prêmio Brasil Criativo, do Ministério da Cultura. Agora, para celebrar toda esta história o espaço está em cartaz com a exposição fotográfica “Um Sonho em Construção”. A mostra resgata através dos registros fotográficos da construção do espaço e também presta uma homenagem a todos os operários que trabalharam na construção.


Segundo a curadora do espaço cultural, Helianna Barcellos a intenção do evento é mostrar o potencial da mão de obra local, e homenagear seu marido Jesus Edésio de Oliveira, o maior incentivador para que esse sonho fosse realizado. “Essa exposição diz muito para mim, ela me traz lembranças do meu marido, companheiro e grande amor da minha vida. Imagino como ele ficaria feliz, relembrando com essas imagens, a luta, o sacrifício por que passamos”, ressaltou.


A exposição, a propósito, é o supra-sumo da própria filosofia do projeto: dar destaque à memória das pessoas que costumam ser esquecidas pelos livros de história. Gente simples, como as parteira, o pedreiro, a costureira e a curandeira que curava “espinhela caída” não passam despercebidas pelas peças expostas no casarão de dos andares. “Aqui, não nos prendemos a sobrenomes. Queremos, acima de tudo, mostrar a história destas pessoas simples. A história por trás da história. Pois foram estas pessoas que realmente construíram a nossa região”, conta D. Leninha (como é popularmente conhecida).


A história do espaço cultural se confunde com a história da própria D. Eleninha, que se refere a si mesmo como uma “mascate de sonhos”. A idéia de construí-lo, nos anos 90, foi após ela descobrir um tumor cerebral. Desde então, D. Leninha, que também é artista plástica e escritora, tem se dedicado a juntar fragmentos da história local a fim de remontar o grande quebra-cabeças que é a memória de uma região de um passado tão glorioso, porém quase sempre esquecido. Hoje, porém aos 79 anos, ela demonstra o mesmo entusiasmo pela obra que demonstrava no início dela. Nem a saúde debilitada e a idade avançava lhe tiram o amor pela história.


A casa, concebida exclusivamente para o espaço demorou 2 anos e 3 meses para ser erguida, e contou com o esforço pessoal de D. Leninha e seu falecido marido. “Aquele piso ali do andar de baixo, foi eu que montei. Azulejo por azulejo, sem qualquer emenda”, conta ela mostrando, orgulhosa, o enorme mosaico artístico montado por ela com porcelanas meticulosamente escolhidas e montadas a fim de formar um enorme “tapete frio”. “No entanto, fizemos isso tudo não para nos orgulhar e sim para deixar algo de valioso para as futuras gerações”, conta.


 A curadora do espaço, conta ainda que já está programando em parceria com o Instituto Federal Fluminense – Quissamã, a visita técnica e entrevista com os operários que ajudaram a edificar o ECJCB. A exposição funciona com horário agendado pelo telefone (22) 2768 1365, assim como a visitação ao acervo do espaço cultural, para escolas, grupos e interessados em conhecer o local.


O projeto Quissamã Memória Viva conquistou no final de 2014 o prêmio nacional “Brasil Criativo”, trazendo para o município um reconhecimento inédito, já que foi o único representante do Estado do Rio disputando em sua categoria (Arquivo).

A obra de uma vida: Dª. Leninha guarda em sua casa muito mais que um projeto. É a obra de toda uma vida dedicada à arte e cultura.

A obra de uma vida: Dª. Leninha guarda em sua casa muito mais que um projeto. É a obra de toda uma vida dedicada à arte e cultura.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'