Weather United States of America, Ashburn United States of America, Ashburn +5°C

Jornal Expresso Regional Online

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO CONTRA O CÂNCER DE MAMA
October 13
14:57 2016

Ao longo das próximas 24 horas, 156 brasileiras vão descobrir que têm câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais afeta as mulheres - cerca de 22% dos novos tumores a cada ano são desse tipo, conforme o Instituto Nacional de Câncer, INCA. E apesar da prevalência da doença ser a partir dos cinquenta anos, um levantamento do hospital oncológico Camargo Câncer Center mostrou que 4 em cada 10 mulheres com câncer de mama diagnosticados na instituição tinham menos de 50 anos e não descobririam o tumor se tivessem seguido a orientação do Ministério da Saúde.

Em Macaé, a realidade não é diferente. “Eu trabalho com câncer há quatro anos, e já recebi casos de mulheres com câncer de mama aos 23, 26 anos. Já perdemos uma paciente de 26 anos devido a um diagnóstico tardio”, alerta a coordenadora do Serviço de Regulação Oncológica de Macaé, a assistente social Ana Terra. “Quando descoberto na fase inicial, há 95% de chance de cura”, explica Ana.

Em Macaé, durante o mês de outubro, vão acontecer diversas atividades que visam alertar a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer. As ações fazem parte do Outubro Rosa. A secretaria de Saúde tem como foco ações de prevenção com palestras nas unidades de saúde e ações nas comunidades por meio das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Como parte da programação, no próximo dia 20, haverá palestra com a mastologista Kátia Crespo a respeito da prevenção do câncer de mama. O evento acontece a partir das 9h, no Paço Municipal, e será destinada a Agentes Comunitários de Saúde, que atuarão como multiplicadores

Nas escolas, durante todo o mês, professores e diretores reforçam informações quanto à prevenção do câncer para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de pais e responsáveis. A prevenção também será destacada durante aulas de disciplinas como Ciências Naturais e programações como o Dia da Família na Escola.

Na segunda quinzena deste mês, a Secretaria de Educação vai promover o "Abraço Rosa", em que todos os servidores vão participar de uma dinâmica especial sobre o tema. A programação será marcada pela integração dos profissionais vestidos com peças, acessórios no tom rosa ou o laço referente à campanha.
Como prevenir

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. “A prevenção é feita durante o ano inteiro nas unidades de saúde. A mulher que faz o autoexame e sente o nódulo deve procurar um ginecologista em um dos postos. Se o ginecologista perceber a alteração, encaminha a paciente para realizar o ultrassom, e posteriormente a mamografia. Caso o nódulo seja confirmado, a paciente vai para um oncologista onde é realizada a biopsia. O nódulo sendo maligno, a mulher vai receber um encaminhamento para o centro de oncologia que fica no Hospital São João Batista, onde será atendida por um cirurgião mastologista oncológico” resume a assistente social.

Segundo Ana Terra, muitas pacientes tem vergonha de se tocar, outras se tocam e acham que não há nada demais, e não buscam orientação médica. “Uns anos atrás, o câncer de mama atingia mais mulheres com 40, 50, 60 anos, tanto que o Ministério da Saúde preconiza que o exame preventivo seja feito a partir dos 35. Mas hoje em dia o que eu vejo são mulheres com 23, 26, 28, 29 com câncer. O ideal é que o autoexame seja feito a partir dos 20 anos, principalmente caso haja histórico na família”, alerta.

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'