Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Aliança de Dr. Aluízio com Pezão abre temporadas de surpresas na política de Macaé

Aliança de Dr. Aluízio com Pezão abre temporadas de surpresas na política de Macaé

Aliança de Dr. Aluízio com Pezão abre temporadas de surpresas na política de Macaé
February 25
13:57 2014

As eleições estaduais acontecem apenas em outubro. Porém as movimentações partidárias já estão em pleno vapor em Macaé. No último final de semana, por exemplo, dois fatos geraram grande repercussão na cidade. O primeiro foi a confirmação que o Partido dos Trabalhadores (PT) terá dois candidatos na cidade, o vice-prefeito Danilo Funke e o vereador Igor Sardinha. As duas candidaturas foram confirmadas durante o lançamento da pré-candidatura do senador Lindberg Farias ao governo do estado, que aconteceu no último sábado, dia 22. Outro fato que chamou bastante a atenção foi uma nota publicada pelo jornalista Ilmar Franco, em sua coluna “Panorama Político”, no jornal O Globo. Na nota, o jornalista informa que o prefeito de Macaé (PV), Dr. Aluízio aceitou um convite feito pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) para coordenar na região a campanha de seu candidato, o vice Luiz Fernando Pezão.

Se confirmado, o apoio de Aluízio a Pezão colocará o prefeito de Macaé em direção oposta ao PT, partido que foi decisivo em sua eleição. O grupo político, a propósito vem perdendo gradualmente seu espaço dentro da administração municipal, onde teve dois secretários exonerados pelo prefeito. A última baixa foi da professora Ivânia Ribeiro, figura considerada histórica pelo partido. Apesar das demissões, o grupo do vice-prefeito Danilo Funke afirma que continua apoiando Dr. Aluízio. No entanto, pelo menos este ano, o prefeito e o vice estarão em palanques opostos. Um com Lindberg Farias e outro com Pezão.

Juntos e misturados — Apesar da indefinição dentro do governo, o PT parece estar “fechado” no que se refere às eleições estaduais. Embora adversários dentro da legenda, Danilo Funke se revezará com o vereador oposicionista Igor Sardinha (que também teve seu nome homologado como candidato a deputado) na condução da campanha majoritária do senador Lindberg dentro do município. Quanto a Aluízio, paradoxalmente, ao coordenar a campanha de Pezão, terá que caminhar junto com antigos adversários na cidade, como o ex-prefeito Riverton Mussi, Paulo Antunes e o próprio Christino Áureo (PSD) que foi o seu grande adversário nas eleições de 2012.

PMDB vai de Chico — Outro nome que começa a despontar nas articulações locais é o do vereador Chico Machado (PMDB), líder do partido na Câmara. Chico é pré-candidato a deputado estadual e homem de confiança do presidente estadual da sigla, Jorge Picciani no município. Na última semana, outro nome se lançou também candidato: Paulo Antunes, outro vereador do PMDB, afirmou na Tribuna da Câmara que caso Riverton Mussi não fosse candidato, ele colocaria seu nome à disposição do partido para concorrer a deputado estadual. Como Riverton está enquadrado na Lei de Ficha Limpa, devido a suas últimas condenações judiciais em segunda instância, Antunes já pode se considerar pré-candidato.

Garotinho aposta na renovação — Líder nas pesquisas até agora para o governo do Estado, o deputado Anthony Garotinho não aposta em nenhum “medalhão” local para angariar votos no município. A propósito, com o governo dividido entre Pezão e Lindberg, Garotinho encontra o caminho livre para apostar em novas lideranças no processo de reconstrução do seu partido, o PR, que hoje não conta com nenhum político de expressão dentro de Macaé. No mês passado, o deputado esteve em Macaé onde foi muito prestigiado por vereadores e lideranças locais, como os vereadores Cezinha (PSL) e Julinho do Aeroposto (líder do governo municipal na Câmara). Na cidade, o PR deve apostar na candidatura de Edigard do Bradesco como deputado estadual. Numa eleição de tantas figurinhas repetidas, a idéia de Garotinho é apostar alto em “caras novas”.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'