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Alimentação saudável se aprende na escola

Alimentação saudável se aprende na escola

Alimentação saudável se aprende na escola
October 20
11:37 2015

Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia Nacional da Alimentação Escolar, data criada para dar destaque a um tema que vem sendo amplamente debatido: a qualidade da alimentação das crianças. Um estudo internacional sobre obesidade Infantil, desenvolvido em 2014, apontou que 39% das crianças brasileiras são obesas, taxa que foi considerada pelos pesquisadores como “extremamente alta”, e um dos vilões da epidemia da obesidade nos pequenos é a qualidade do lanche que o seu filho leva para a escola.


“É necessário que o adulto faça uma reflexão dos seus hábitos alimentares, do que ele está levando para a sua família, para os seus filhos. Nos alimentos industrializados, a quantidade de substâncias químicas como conservantes e corantes é alta, e em um alimento natural a gente não tem nada disso”, explica a nutricionista Georgia Allen, coordenadora do programa de nutrição escolar municipal. Na rede municipal de educação, uma das medidas adotadas para melhorar a qualidade da alimentação escolar é a inserção de frutas e verduras originadas dos programas de agricultura familiar. Para os pais que costumam rechear a lancheira filhos com produtos industrializados, a nutricionista faz um alerta. “Um suco em pó, por exemplo, não acrescenta em nada para uma boa alimentação. 90% dos ingredientes são substâncias artificiais como corantes, tartrazina [pigmento sintético], substâncias que muitas crianças desenvolvem alergia. Hoje em dia estamos vendo uma grande incidência de doenças crônicas, como o próprio câncer, que são atribuídas ao excesso desses elementos no nosso organismo”.


Segundo a coordenadora, o ideal é que os pais invistam cada vez mais em uma alimentação natural. “Eu gostaria muito que os pais tivessem o carinho de fazer o suco natural, de colocar uma fruta no lanche do filho. Coloca em uma bolsinha térmica com um pãozinho, um queijo. É isso que a gente precisa, eliminar esses alimentos empacotados, encaixotados”.


Confira algumas dicas de como preparar o lanche do seu filho:
• Invista em sanduíches preparados em casa, com pães integrais e grãos, bisnaguinha. Tente evitar os pães tipo croissant, e biscoitos recheados pois são ricos em gordura;
• Para rechear os sanduíches dê preferência aos queijos brancos;
• Se possível utilize sempre uma fruta in natura;
• Evite os salgadinhos industrializados pois são ricos em gorduras trans, além de conter excesso de sal e poucos nutrientes;
• Acostume, desde cedo, o seu filho a comer frutas e verduras. É na fase dos dois anos em diante que a criança começa a formar o paladar, é imprescindível que adquiram o hábito de comer produtos naturais. Quanto mais tarde a inserção, mais difícil a adaptação.

5 - 1  (quatro colunas)

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