Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Alunos aprendem com jogo em Rio das Ostras

Alunos aprendem com jogo em Rio das Ostras

Alunos  aprendem com jogo em Rio das Ostras
June 24
19:05 2015

Adolescentes estão adaptados à linguagem dos games e costumam ficar muito tempo em disputas virtuais. O Projeto Top 9 – Estudos Avançados, que começou a ser implantado na Rede Municipal de Rio das Ostras, utiliza essa habilidade para incentivar os alunos a aprimorar os conhecimentos. Seguindo o formato de um jogo eletrônico, a nova Plataforma Virtual de Aprendizado (AVA) mede as habilidades dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática.

Uma iniciativa da Secretaria de Educação, o Top 9 é mais uma ferramenta, de uso não obrigatório, para motivar a aquisição de conhecimento. O game voltado para o aprendizado vai beneficiar cerca de 1.700 estudantes do 9º ano de 13 unidades de ensino. Também os 77 alunos da correção de fluxo, ou seja, que cursam simultaneamente o 8º e 9º anos como forma de diminuir a distorção idade/série, estão inseridos no projeto.

“O Top 9 busca despertar hábitos de estudo e melhorar o aprendizado dos alunos. Tudo isso por meio de um jogo educativo que inclui atividades em plataforma virtual e testes de aferição de conhecimentos. É mais um recurso para auxiliar no desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, enfatiza Valéria Bragança, diretora do Departamento de Avaliação Educacional, responsável pela elaboração e implantação do projeto.

Segundo Valéria, o game é um importante instrumento preparatório para os alunos que estão encerrando o Ensino Fundamental. Com o Top 9, esses estudantes podem ampliar os conhecimentos e têm maiores chances de alcançar bons resultados nos concorridos processos seletivos de ingresso no Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense – IFF e Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero, entre outros.

APLICATIVO DE ENSINO – Desenvolvedor Web do Top 9 – Estudos Avançados, o professor Daniel Aguiar lembra que o projeto aproveita a familiaridade dos alunos com as novas tecnologias. “Como nossos adolescentes já têm a cultura cibernética, decidimos criar um aplicativo de ensino sistematizado em forma de game. O conteúdo é baseado no referencial curricular da Rede Municipal para o 9º ano”, explica.

6-s

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'