Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Antônio Marcos vence “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”

Antônio Marcos vence “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”

Antônio Marcos vence “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”
April 15
11:10 2014

Casimiro de Abreu ficou em primeiro lugar na categoria "Pequenos Negócios no Campo" e em terceiro lugar geral entre 30 municípios concorrentes

 

O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, foi um dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na etapa estadual. A conquista foi garantida pelo projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável”, que conferiu o primeiro lugar ao município na temática “Pequenos Negócios no Campo” e o terceiro lugar na categoria geral. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Agora o município disputa a etapa nacional do prêmio, que acontece em junho, em Brasília.

"Esse é um reconhecimento pelos investimentos que fizemos na área rural. Estamos valorizando os produtores, fortalecendo nossa agricultura e gerando novas oportunidades no campo, como os investimentos em agroturismo, que estão entre as nossas prioridades”, ressaltou Antônio Marcos.

Durante a solenidade, o prefeito fez questão de destacar sua relação com o campo, que faz parte de suas origens. "Sou filho de um plantador de tomate, cresci na zona rural, lidando com a agricultura. Essa história faz parte das minhas raízes. Por isso tenho um grande respeito e valorizo muito os trabalhadores rurais", contou o prefeito, lembrando que no próximo dia 8 de maio a Prefeitura inaugura o Mercado Municipal, um espaço destinado aos agricultores de Casimiro de Abreu e à comercialização de sua produção.

             PROJETO - Desde que assumiu a Prefeitura, em 2009, Antônio Marcos vem priorizando o produtor rural. Ao longo desses cinco anos, a Administração Municipal já recuperou 40km de estradas vicinais; adquiriu várias máquinas para auxiliar o plantio e a colheita, como tratores, retroescavadeiras, caminhão-baú, triturador de galhos e a batedeira de grãos; oferece apoio para o transporte e comercialização da produção; reestruturou e ampliou a Feira do Pequeno Produtor Rural; vem incentivando o associativismo; entre outras ações.

                       Todos esses investimentos vêm dando resultados, como o aumento de cerca de 60 por cento de áreas de plantio em todo o município e a variedade de culturas. Em 2011, mais de 100 pequenos produtores agrícolas foram atendidos com colheita em mais de dez culturas. Em 2013, foram 285 pequenos agricultores com colheita em mais de vinte culturas, como banana, inhame, aipim, entre outras.

"Sem dúvida esse prêmio é resultado de todo o apoio que a Prefeitura oferece ao produtor rural, desde o plantio até a colheita. E graças a esse apoio, eles estão prosperando e conseguindo aumentar a renda familiar”, falou o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina.

PRÊMIO – O prêmio, que chega a sua 8ª edição, é uma iniciativa do Sistema Sebrae e tem como objetivo principal reconhecer e divulgar o trabalho das Prefeituras que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 59 municípios. A equipe técnica avaliou 52 projetos e selecionou 30 para a final. Na categoria geral no Estado, o primeiro colocado foi o município de Três Rios e o segundo, Itatiaia.

PRESENÇAS - A cerimônia de premiação contou com as presenças do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, do presidente da Alerj, o deputado Paulo Mello, do vice-prefeito Zedequias da Costa, da secretária de Assistência Social, Rosana Lélia, primeira-dama, da secretária de Comunicação Social, Michelle Reis, do secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Júnior, do secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina, do subsecretário, Gelson Guarabu Júnior e o administrador Regional da localidade Ribeirão, “Baianinho”.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'