Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Biblioteca Télio Barreto completou 74 anos

Biblioteca Télio Barreto completou 74 anos

Biblioteca Télio Barreto completou 74 anos
April 20
10:55 2015

Neste domingo, 19 de abril, a Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto completa 74 anos. Mas as comemorações pelo aniversário vão acontecer no dia 29, quarta-feira, às 19h, com concerto da Orquestra da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), da Fundação Macaé de Cultura (FMC). A entrada é franca. A biblioteca funciona na rua que leva o nome de seu patrono, Dr. Télio Barreto, 420, Centro e possui um acervo com cerca de 40 mil títulos.

 

A biblioteca fica em um local amplo e com total acessibilidade, há espaço infantil para leitura, com brinquedoteca, e cinco estandes para estudo reservado.  Além dos empréstimos de livros, a biblioteca inova na prestação de serviços e conquista um novo público com o "Clube de Leitura". Uma vez por mês, ela se torna ponto de encontro de pessoas que gostam de debater ideias pessoalmente e compartilhar conhecimentos.

 

Os interessados em participar dessa proposta criativa e que já está dando certo precisam se inscrever por meio do endereço eletrônico thkrausp@hotmail.com, ou obter mais informações pelo e-mail clubedeleitura@penguincompanhias.com.br.

 

A prática da leitura é fundamental para o enriquecimento do vocabulário, para a obtenção de conhecimento, dinamização do raciocínio e da interpretação. O município possui cinco bibliotecas públicas de portas abertas para os estudantes e para a comunidade com acervo diversificado.

 

Apesar das visitas à Télio Barreto terem diminuído para pesquisas, porque cresce o hábito de se realizá-las pela Internet, os empréstimos domiciliares e também a busca do local para convivência social ou para estudo individual ou em grupo para concursos e provas aumentaram em 20%.  A biblioteca possui quase 40 mil títulos e empresta em média 400 exemplares por mês, inclusive em Braille.

 

“As Lentes de Télio Barreto"

 

A Biblioteca Dr. Télio Barreto foi criada pelo seu patrono, então prefeito, por meio do Decreto 02 de 1942. Quem se interessar em conhecer um pouco mais de sua história não pode deixar de visitar a exposição permanente “As Lentes de Télio Barreto", no museu da cidade, Solar dos Mellos, na rua Conde de Araruama, 248, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, 2759-5049/2763-2396. A entrada é franca.

 

A preocupação desse gestor em valorizar a cultura e preservar os patrimônios da cidade é ilustrada pela ofício 256, de 1939, no qual ele faz pedido de um fotógrafo para registro do patrimônio histórico do município. Seu objetivo era obter o tombamento de bens através do serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, criado em 1937.

 

Para conhecer melhor esta história é preciso visitar a Biblioteca Dr. Télio Barreto, até o dia 28 de abril, terça-feira, véspera das comemorações pelos 74 anos. A primeira medalha brasileira foi conquistada, em 1920, nos jogos olímpicos da Antuérpia, na Bélgica, por um macaense. Ministro do Tribunal de Recursos e do Supremo Tribunal Federal e considerado um dos maiores provedores que já passaram pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro - tendo assumido a instituição com graves problemas financeiros (1962-1976) e conseguido reestruturá-la, Afrânio da Costa trouxe para o Brasil a medalha de prata do tiro ao alvo.

 

A Biblioteca está reapresentando a exposição em homenagem aos 120 anos do nascimento do primeiro medalhista olímpico do Brasil, produzida, em 2012, por Salma Marques, por mais sete dias.

serti-680x250

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'