Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Brasil recebe a World Endurance. Saiba como foi

Brasil recebe a World Endurance. Saiba como foi

September 07
08:20 2013
Emmerson Fittipald, Viviane Senna e Bruno Senna

Emmerson Fittipald, Viviane Senna e Bruno Senna

 

Por Rodrigo Vianna

Por iniciativa do maior ícone do automobilismo brasileiro, o empresário e piloto Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial da Fórmula Indy e da Fórmula 1, São Paulo recebeu, no seu Autódromo de Interlagos, pelo segundo ano consecutivos, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro deste ano, a edição brasileira da World Endurance Championship (FIA WEC), ou seja, o Campeonato Mundial de Endurance, o maior campeonato de resistência do mundo, aqui intitulado de “Le Mans 6 horas de São Paulo”.

Na pista, enfrentaram-se projetos de grandes fabricantes de automóveis, como Audi, Ferrari, Porsche, Chevrolet Corvette, Aston Martin, Nissan, Lotus, Morgan e Toyota, e pilotos renomados no mundo automobilístico, dez destes já tiveram passagem pela Fórmula 1. A Le Mans 6 Horas de São Paulo, foi a quarta etapa das oito previstas para 2013, que passará por quatro continentes: Europa, América do sul, América do Norte e Ásia. Vinte e oito carros foram inscritos para a etapa brasileira.
Emerson Fittipaldi, promotor do evento, mostrava-se contente com o grande público presente, disse que São Paulo é a única cidade do mundo que contempla as três principais categorias automobilísticas do planeta: a Fórmula 1, a Fórmula Indy e a FIA WEC. Sendo que a etapa brasileira desta última, é de sua responsabilidade.
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna revelou que não conseguia tirar a atenção da prova e que ela fica muito apreensiva com a participação do seu filho Bruno Senna nas corridas.
O piloto brasileiro Bruno Senna, que também já teve participação na Fórmula 1, competiu na divisão LMGTE Pro, com o modelo Aston Martin Vantage V8, pela equipe da própria fábrica, dividindo a pilotagem com o inglês Rob Bell.
Outro piloto brasileiro que participou da corrida foi Fernando Rees, que dividindo a pilotagem com os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal, enfrentou problemas no motor do seu Chevrolet Corvette C6-ZR1 e chegou apenas na sexta posição na divisão LMGTE Am.
Dois incidentes inusitados marcaram a etapa brasileira: no Audi R18 Nº2, faltando duas horas para o final da corrida, após um pit stop mal feito, quando o carro saía dos boxes, a sua roda traseira direita se soltou, bateu no guard rail e voltou em direção ao carro, ficando presa na sua parte traseira, ancorada pelo aerofólio, fazendo com que o carro percorresse uma volta inteira no circuito com apenas três rodas em contato com a pista, porém, devido ao sistema de nivelamento da carroceria do carro, a ponta do eixo sem roda não chegou a tocar no solo; já o Ferrari F458 Italia da equipe AF Corse, pegou fogo, fazendo o piloto finlandês Toni Vilander jogar o carro para fora da pista e sair dele às pressas, cambaleando, num momento de desespero, antes do carro ser consumido pelas chamas.
A vitória na divisão Protótipos da LMP1 e no geral, ficou com o Audi R18 e-tron quattro - Hybrid, de Nº1, pilotado pelo alemão André Lotterer, pelo francês Benoit Treluyer e pelo suíço Marcel Fässler, que completou 235 voltas. Na divisão Protótipos da LMP2, o vencedor foi o Oreca 03 - Nissan, da equipe G-Drive Racing, pilotado pelo russo Roman Rusinov, pelo australiano John Martin e pelo britânico Mike Conway.
Na divisão LMGTE Pro, o vencedor foi o Ferrari F458 Italia, da equipe AF Corse, pilotado pelos italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni.
Na divisão LMGTE Am, o vencedor foi o Aston Martin Vantage V8, pilotado pelos britânicos Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter.

 

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'