Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Candidatos a deputado estadual participam de sabatina com jornalistas de Macaé

 Breaking News

Candidatos a deputado estadual participam de sabatina com jornalistas de Macaé

Candidatos a deputado estadual participam de sabatina com jornalistas de Macaé
September 25
09:22 2014

Na noite de ontem, pela primeira vez na história de Macaé, 10 candidatos a deputado estadual com domicílio eleitoral no município estiveram reunidos, em um único evento, falando de suas propostas para a população. Por iniciativa dos profissionais de imprensa da cidade, os candidatos Chico Machado (PMDB), Riverton Mussi (PMDB), Sabrina Luz (PSTU), Graça (PT), George Fonseca (PCdoB), Marcelus Siqueira (PV), Cleber Fraga (PTdoB), Paulo Figueiredo (PRTB), Edigard do Banco (PR) e Igor Sardinha (PT) foram sabatinados por quatro jornalistas da cidade: André Luiz Cabral (Jornal Expresso Regional), Daniel Galvão (Blog do Daniel Galvão), Mário Luiz (Fm 101) e Douglas Chaves (Portal O Destaque). Participaram ainda do evento os jornalistas Silvio Campos (que foi o mediador), Cris Rosa, Weslei Radavelli, além dos profissionais de comunicação e marketing José Neto e Marcial Ximenes.  

O evento aconteceu no Palácio Cláudio Moacyr, da Câmara Municipal. E contou com a cobertura dos veículos: Jornal Expresso Regional, Portal O Destaque, Expresso On line, Rádio O Destaque, Blog do Daniel Galvão e Jornal dos Bairros. As fotos do evento são do repórter Jonas Folly, do Jornal dos Bairros.

 No primeiro bloco os candidatos fizeram uma breve apresentação e falaram dos motivos que os levaram a ser candidatos. Cleber Fraga foi o primeiro a declarar o porquê quer ser deputado estadual: "Moro há anos na mesma casa e sou um candidato para defender a cidade de Macaé". Em seguida, foi a vez da candidata Graça (PT), que fez críticas à administração municipal e disse que  quer ser deputada para combater as diferenças sociais. George Fonseca (PC do B) disse que quer ser deputado com um novo jeito de faze política. "Eleição se ganha com o voto e não com placas ou campanha"

Na seqüência, Igor Sardinha (PT) declarou que quer retomar a representatividade de Macaé no cenário estadual e citou problemas na saúde e educação. Sabrina Luz (PSTU), que é professora, elogiou o espaço para a apresentação de propostas na sabatina e falou que a sua campanha é o contraponto das campanhas milionárias. Candidato do PR na cidade, Edigard do Banco falou que quer ser deputado para representar a população da cidade e oxigenar a política. Já Paulo Figueiredo (PRTB) falou que quer lutar pelos menos favorecidos e defender os evangélicos do Estado.

O ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB) falou sobre sua experiência política na administração municipal e destacou a importância de destinar os votos aos candidatos da cidade. Chico Machado (PMDB) pediu a oportunidade de ser deputado. Falou de sua experiência com cinco mandatos de vereador de Macaé e o objetivo de cobrar do governador eleito melhorias para a cidade. Já Marcelus Siqueira (PV) destacou a iniciativa da sabatina pelos jornalistas e destacou a sustentabilidade e a educação profissional como temas importantes a serem debatidos.

No segundo, terceiro e quarto bloco, os candidatos responderam perguntas sobre saúde, educação e segurança, respectivamente. No quarto bloco, todos responderam a uma única pergunta: "Como o seu mandato pode contribuir que Macaé seja a locomotiva de toda a região quanto ao desenvolvimento?".

A resenha completa sobre atuação de cada candidato será publicada na próxima edição do Expresso Regional. Veja abaixo, a íntegra da resposta dos candidatos sobre o desenvolvimento regional. As respostas foram registradas pelo jornalista Weslei Radavelli em tempo real:

Cleber Fraga: "Não dá para contar somente com o horário eleitoral.  Este espaço vem para que nos falássemos de nossas propostas. É preciso entender que o desenvolvimento regional passa pelo pequeno e médio produtor. É preciso entender que estes produtos saem pelas rodovias para seguir para a Niterói ou Irajá. Se o custo for reduzido, chegará em melhor tempo, qualidade e preço. o mercado que temos na região, teriam mais compras e o produtor pagaria menos no frete. É importante ressaltar a busca de parcerias com empresas que venham suprir as demandas. Por três anos, Nova Friburgo sofreu com fortes chuvas e nenhum ente público foi lá visitar as associações"

 

Graça do PT: "Coloco a educação em primeiro lugar. a Educação é tudo. Sem informação, não há como qualificar os profissionais. Precisamos ter informação de qualidade, para que o emprego seja dado aos nossos jovens, para, que aqui na região, eles possam se formar. Na educação, contamos com profissionais de diferentes cidades. Temos que buscar que a solução. Precisamos investir mais na educação, assim vamos desenvolver o nosso município, estado, região e país. Não investiram nos cursos profissionalizantes e técnicos. Na vinda de Lula é que as escolas voltaram. Eu luto pela educação".

George Fonseca: "Gostaria de agradecer ao evento. Ganhamos na troca de proposta entre os candidatos. Vemos a imprensa se expor de modo tendencioso e aqui está sendo dado a proposta para todos. É preciso cobrar o candidato antes dele entrar. Macaé é o boom do desenvolvimento regional e Conceição de Macabu está perdendo população. Temos que trabalhar a questão rural. Temos cidades na região que podem nos ajudar no desenvolvimento, até desafogando Macaé. Temos que descentralizar a saúde, criar pólos regionais"

Marcelus Siqueira: "Temos que melhorar a mobilidade urbana da região, cobrar do Governo do Estado e União. Incentivar o uso do trem e utilizar com muito mais propriedade. Cobrar a duplicação das Rodovias da Região. O Aeroporto também precisa de investimentos. Acreditamos cada vez mais no modelo do Parque Tecnológico para a região. Temos que não se perder no que é o papel de um deputado estadual"

Sabrina Luz: "O PSTU não é contra o desenvolvimento. Somos a favor sim, mas consciente. O Brasil possui dois milhões de barris de petróleo. Por isso defendemos uma Petrobras 100% estatal. O nosso mandato será voltado ao trabalhador. Nós não aceitamos dinheiro de empresários ou banqueiros. Quem paga a banda, escolhe a música. Só aceitamos dos trabalhadores. Se for eleita, vou manter o meu salário como professora e direcionar o restante para os projetos sociais. Em Macaé, enfrentamos um decreto absurdo, que em caso de falta perdemos a nossa gratificação. Pedimos que este processo seja estendido a prefeitos e vereadores. Eles tem que estar servindo ao povo. Nós já pagamos muitos impostos e defendemos o fim dos pedágios"

Edigard do Banco: "Temos que facilitar o acesso as pessoas. Desenvolvimento regional: o petróleo um dia vai acabar. Temos que pensar Macaé com um todo. Macaé é uma cidade que me acolheu bem. Tenho que contribuir com esta cidade. Não nasci aqui, mas tenho um grande respeito na cidade. Desenvolvimento é de todos nós. Buscar o primeiro emprego dos jovens. Eu vou agir como fiscalizador como deputado. Vou tentar levar pra lá o que eu aprendi na empresa privada e oxigenar o quadro político do Estado".

 Paulo Figueiredo: "Sou filho de pescador, nascido e criado nesta cidade. Se eleito for, vou fazer um projeto para preservar os pescadores. Através dos royalties, buscai recursos para estes profissionais. Irei trabalhar com veemência por esta categoria. Vamos atuar sem bandeira partidária, pensando no desenvolvimento apenas da nossa região"

Riverton: "Quem atuou no passado como deputado estadual teve um papel importante em defesa da cidade. Macaé não é o nosso único foco.  Macaé tem um orçamento de 2 bilhões de reais. Ha outras cidades com orçamentos menores, com custeio alto e despesa comprometida. Não dá para comparar o salário de um professor municipal com um professor do estado. A educação é importante, mas a saúde e a mobilidade também. Nós precisamos de segurança, não tem como discutir segurança pública com um batalhão com apenas 600 homens. Temos que criar um novo Batalhão. Buscar o transporte de massa, o projeto do VLT acho que é viável. Vou brigar para buscar a ligação regional. Mas vamos continuar a ajudar outras cidades por muito tempo. Quantos trabalhadores vem de outras cidades para trabalhar em Macaé"

Chico Machado: "Se Deus me der este mandato, vamos lutar pelo desenvolvimento regional, nesta segunda fase, agora com a chegada do Porto. Macaé é uma importante cidade do Estado do Rio de Janeiro. Por exemplo, o petróleo gerado aqui, cria empregos em várias outras cidades. Faltando dez dias para as Eleições, pude circular pelas cidades e ver uma população que nos recebe bem e eles nos olham como pessoas que podem trazer dias melhores para a aquela região. Tenho certeza que, se Deus me der a oportunidade, teremos um gabinete aberto para receber a todos os cidadãos. E com Pezão eleito faremos muito mais"

Igor Sardinha (PT): candidato deixou o evento logo após o primeiro bloco e não respondeu à esta pergunta. 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'