Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

CAp-Funemac mobiliza grande público em evento dos 50 anos do Golpe Militar

CAp-Funemac mobiliza grande público em evento dos 50 anos do Golpe Militar

CAp-Funemac mobiliza grande público em evento dos 50 anos do Golpe Militar
May 19
10:12 2014

Ao chegar ao Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, na tarde desta sexta-feira (16), o público era impactado desde o corredor com a apresentação dos trabalhos dos alunos do Colégio de Aplicação (CAp), da prefeitura, sobre “Os 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil”. Os cartazes chamavam a atenção principalmente pelo formato da apresentação dos textos, desenhos e imagens, pendurados no teto e presos ao chão, e pelo conteúdo como o dos alunos Juliana Martins e Luís Otávio que, numa folha de papel, deixaram a mensagem: “1964 – 1985... Agora, voe”. No lado de dentro, espaço lotado mostrando o interesse que o tema desperta até os dias atuais.

O professor Édson Teixeira, do Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da Universidade Federal Fluminense (UFF), falou, para uma plateia atenta, sobre “Trabalhadores, organizações e resistência à ditadura militar”. Ele disse que a cidade de Macaé teve um centro de torturas.

Depois, falaram o professor do CAp e ator André Sousa Pimentel que abordou “Reflexões sobre a sua participação na série Anos Rebeldes (1992); e o presidente de honra da Associação dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas de Macaé, Lauro Martins, “Rememorando os anos de chumbo em Macaé”.

Durante todo o evento houve também apresentações de alunos do CAp das disciplinas eletivas de coral, teatro e roda de leitura, além da exposição de entrada com os cartazes de Artes.

O seminário terá um segundo momento no dia 31 de julho, no mesmo horário e local, com apresentação do filme Vlado – 30 anos depois, de João Batista de Andrade. Em seguida, haverá debate com os professores do CAp: Alexandre Elias, Daiana Andrade, Paulo Henrique Dantas e o professor da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) Ricardo Lopes Matos.

A coordenadora do Setor Cultura do CAp, Daiana Andrade, que compôs a mesa de trabalho com os palestrantes, nesta sexta-feira, explicou que o seminário faz parte do projeto CAptando a História, que tem neste evento sua primeira edição, mas acontecerá de forma permanente sempre com temas diferentes e levando a discussão à sociedade. O nome surgiu do CAptando Talento, outro projeto que já funciona no CAp.

O vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Carlos José Mattos de Andrade, representou o presidente, Gleison Guimarães; e Vanessa Arenari, representou a Superintendência Acadêmica da fundação.

O CAp é mantido pela Funemac, vinculado à FeMASS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e funciona na Rua Almirante Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros. A Cidade Universitária, mantida pela Funemac, está localizada na rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'