Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Casimiro vence a batalha contra a pobreza

Casimiro vence a batalha contra a pobreza

Casimiro vence a batalha contra a pobreza
June 18
17:00 2015

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social publicado em uma série de reportagem do jornal O Globo evidenciou Casimiro de Abreu como um dos municípios do Estado com o menor índice de moradores na extrema pobreza. De acordo com a pesquisa, a cidade tem até no máximo 3% da população nesta condição. Enquanto isso, o levantamento do Atlas de Desenvolvimento Humano, mostra que esta população chega a apenas 1,18%.

Os números são resultados das políticas públicas desenvolvidas nos últimos sete anos em diversas áreas. “Sempre nos preocupamos em dar melhores condições de vida às pessoas, levando qualificação e emprego, bem como investindo em áreas como saúde, educação e agricultura. Isso colabora significativamente para o desenvolvimento econômico do município e para a retirada das pessoas da extrema pobreza”, disse o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos.

Entre as ações que contribuem para a boa colocação do município está, por exemplo, a criação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que permitiu mais acesso a qualificação, emprego e renda. Uma das beneficiadas foi a moradora Jéssica Rodrigues, de 24 anos. “Estava infeliz no trabalho, sem perspectiva de melhorar e de progredir. Não acreditava que era capaz de alcançar coisa melhor profissionalmente. Por ter feito o curso de Marketing Pessoal pela Prefeitura, comecei a acreditar em mim mesma, a sonhar novos sonhos. Meus horizontes se abriram, troquei de emprego e só penso em melhorar cada dia mais”.
Desde de 2012, quando o município assinou o termo de cooperação para gestão do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o número de pessoas que conseguiu emprego aumentou mais de 1.500%. Já a partir de 2013, quando foi criado o Programa de Qualificação Profissional mais de 2.200 pessoas foram qualificadas em áreas administrativas, hotelaria, informática, petróleo e gás, entre outras.

O município acredita que a Educação é um agente transformador da realidade dos munícipes, dessa forma, tem investido na reciclagem dos profissionais e proporcionado melhores condições de trabalho. Não ficam de fora as melhorias em infraestrutura e a construção de novas unidades escolares.

O ciclo do trabalho continua com as ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, que não só identifica as pessoas em vulnerabilidade social, como também dá oportunidade para geração de renda por meio de oficinas oferecidas em diversas áreas.
NO CAMPO - A maior parte do território casimirense é agrícola. Por isso, a atual administração também investiu para fixar e aumentar a renda dos produtores rurais. Foram ações para elevar a produção, proporcionar melhor escoamento do produto e estimular o associativismo. Uma das grandes conquistas foi a comercialização direta dos produtos pelos produtores, sem a presença de atravessadores. O resultado disso tudo são lavouras que geram receitas significativas para o município e para os agricultores.

TRANSPARÊNCIA - Recentemente, Casimiro de Abreu foi destaque também por conquistar o 2º lugar no ranking estadual dos portais da transparência entre as cidades da Baixada Litorânea. A análise foi feita pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ). O resultado mostra o compromisso da cidade em aprimorar os mecanismos de prestação de contas.
A pesquisa avaliou o portal da transparência e as ferramentas de comunicação usadas pela Prefeitura. A análise foi feita com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), na Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e no Decreto 7.185/10, que determinam a forma como deve ser a transparência administrativa do setor público.

5 - 1

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'