Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Casos de meningite deixam região em estado de alerta

Casos de meningite deixam região em estado de alerta

August 11
09:56 2014

miningite grafico

 

Moradores de Rio das Ostras estão assustados com os casos diagnosticados da doença meningite. Segundo informações da Secretaria de Saúde e de moradores da cidade, com base nos registros, o número de casos confirmados da doença vem aumentando. No sábado, dia 2, a morte de uma adolescente de 15 anos causou pânico à população.

A jovem estudante, sobrinha do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, foi internada sob contágio da meningite tipo bacteriana e faleceu dentro de poucas horas após estágio de isolamento no pronto socorro. A preocupação se dá por parte dos órgãos públicos, dos moradores; e dos alunos e funcionários do Colégio Municipal Professora América Abdalla (no bairro Nova Esperança), onde a adolescente estudava, já que o tipo de meningite diagnosticada é altamente contagioso.
Além desse caso, um colega de classe da jovem, também deu entrada no Pronto Socorro e está internado em isolamento, mas segundo informações, sem risco de morte. Uma senhora de 52 anos, residente do bairro Liberdade, também contraiu a doença e está no Hospital Municipal passando bem.

De acordo com especialistas, a doença apresenta várias manifestações e para que as dúvidas fossem esclarecidas, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no Colégio Municipal Professora América Abdalla (onde circulam cerca de 2.500 pessoas diariamente), para conversar com pais de alunos e funcionários. Foram dadas orientações sobre a doença e formas de transmissão. Todas as pessoas que tiveram contato com os jovens foram medicadas e foi explicado inclusive, que não há pânico para uma possível epidemia, mesmo com a informação de que a meningite bacteriana é transmitida por meio de gotas salivares, sendo necessária apenas medicação profilática (antibióticos).

Vale reforçar, que a Prefeitura de Rio das Ostras, divulgou na tarde da última segunda-feira (4) um balanço parcial de casos de meningite na cidade. Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde, em 2014 foram registrados dois casos, com a morte da adolescente e negou que outros casos estejam sendo tratados no Hospital Municipal. No ano passado, foram registrados três casos e outros dois foram descartados. Nenhuma morte foi registrada.

Balanço da doença em Macaé

No mês passado a Prefeitura de Macaé confirmou que uma criança estava internada no Hospital Público da cidade com meningite meningocócica. Este ano, foram registrados na cidade dez casos de meningite e no ano passado foram 18 casos, onde cinco deles eram do tipo meningocócica.
Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, apesar de não existir surto nem epidemia na cidade, o clima favorece o surgimento da doença, portanto é importante que as pessoas não compartilhem alimentos, talheres, copos e evitem locais aglomerados. Disse também que as pessoas que possuem contato direto com as duas pacientes, que contraíram a doença, foram medicadas e o bloqueio foi realizado.

Mistério em caso mal resolvido

Um homem de 31 anos portador de do vírus HIV também esteve internado e veio a falecer nos últimos dias, mais precisamente 24 horas após o falecimento da jovem de 15 anos. Segundo informações da própria população, ele permaneceu por aproximadamente 10 horas ao lado da adolescente no setor de isolamento. Porém, a unidade de saúde diagnosticou a morte do soro positivo por causas desconhecidas, o que gerou dúvida quanto a veracidade das informações que vem sendo fornecidas. 

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'