Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Chegar à Rio das Ostras é um prazer!

Chegar à Rio das Ostras é um prazer!

Chegar à Rio das Ostras é um prazer!
March 17
10:03 2014

Francine Marcella

 A 170 km da capital fluminense, ela chama atenção pelos cenários exuberantes. Composta por 13 lindas praias, belas faixas de areias e uma vegetação de restinga de invejar os municípios vizinhos, lá está Rio das Ostras, no topo das cidades mais lindas da Costa do Sol. Em meio ao mar e à lagoa, a charmosa cidade preserva um patrimônio ambiental com circuitos rurais sugerindo lazer e entretenimento - um convite à férias.

            Impossível não se apaixonar por Rio das Ostras. Os atrativos naturais traduzem o quanto o local foi abençoado. Exemplo disso são os encantos da Lagoa de Iriry ou Lagoa da Coca-Cola, como é mais conhecida. Ela desperta atenção e curiosidade aos visitantes, atraídos por sua coloração diferenciada e pela temperatura da água, sempre quentinha.

            A praia do centro é de fácil acesso. Com águas calmas, é o local ideal para levar a criançada durantes às férias. Quem gosta de pescar ou mergulhar, não pode deixar de conhecer a praia de Itapebussus. Suas águas cristalinas fazem divisa com a Lagoa de Itapebussus. Já a Costazul é oceânica, ideal para surf e pratica de  budyboarders. É uma das praias preferidas dos visitantes. As pedras, reunidas bem no alto, enriquecem ainda mais a beleza da Costazul. De lá, nos deparamos com o visual de toda à costa.  O cenário é abrangente e simplesmente lindo.

            Rodeada por lindas paisagens, a Praia Virgem é perfeita para curtir a natureza e relaxar - por ser um pouco afastada da região central da cidade. Já a Praia da Tartaruga, como próprio nome sugere, é o ponto ideal para assistir as tartarugas nadando pelas águas. Entre Rio das Ostras e Macaé, está o Mar do Norte. A praia deslumbrante. Como seu acesso é mais restrito, é um pouco deserta. O mar é bem agitado e a beleza do lugar está nas rochas.

            Na praia do bosque os turistas gostam de se aventurar pela “pedra dos amores”. De lá, a visão da cidade é ampla. As árvores realmente remetem a um bosque e encantam pela harmonia e perfeição divina. As águas são continuações da praia do centro. Joana também é um local muito frequentado pelos turistas. Próxima a Ilha do Coqueiro, as águas claras são um convite para apreciação de tartarugas marinhas.

            Os turistas também podem se divertir com a beleza natural do parque dos pássaros, e também da Praça do Artesão, estação do trem Rocha Leão, Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e Poço das Pedras Largo de N.S. da Conceição. Além das riquezas naturais como a Reserva União, Ilha das Pombas e Ilha do Costa. O parque dos pássaros reúne o encanto da mata atlântica com trilhas que garantem o acesso a uma área de oito mil hectares de pura beleza. São 48 mil metros cúbicos de espaço e 80 metros de altura abrigando mais de 170 aves de 35 espécies diferentes. O local também abriga o Parque Municipal (horto botânico) e o famoso manguezal da cidade.

            Outra grande proposta direcionada aos turistas que preferem o turismo sustentável é o "Circuto EcoRural". Lá, além das trilhas, tem a famosa feirinha com produtos típicos do município, feitos pelos produtores rurais. A região de Cantagalo (área rural de Rio das Ostras) é rica na produção de feijão, aliás, a festa do feijão é outra grande aposta que deu certo para fomentar o turismo na cidade.

            Mas, se engana quem pensa que os visitantes são atraídos só por suas belezas naturais. Na contramão da tendência, a cidade resolveu inovar. Rio das Ostras possui um calendário de eventos fixos de ponta. Prova  disso, é o “Rio das Ostras Jazz & Blues Festival". O evento já é apontado como um dos melhores festivais do gênero da América Latina.  Entre maio e junho, a "capital do jazz e blues" se transforma para receber grandes ícones internacionais e, é claro, atrair visitantes do mundo todo. Mas, este ano, em função da Copa do Mundo, o evento será realizado  nos dias 8, 9 e 10; e 15, 16 e 17 de agosto.

                Rio das Ostras é uma cidade hospitaleira. Além dos pontos turísticos mencionados, ela está próxima à Barra de São João, Búzios e da Serra de Macaé. Quem visitar e tiver um tempinho, poderá ainda, desfrutar às belezas dos municípios vizinhos. No contexto geral, a cidade propicia um clima bem familiar. Ao mesmo tempo, uma galera jovem aquece os principais pontos da cidade com festivais musicais alternativos.

            Quem vê Rio das Ostras, uma “pequena cidade grande” preservando as tradições do interior, não imagina que a jovem cidade (com menos de 25 anos de emancipação político-administrativa) já foi uma simples aldeia de pescadores. Com o desenvolvimento da cadeia de petróleo na região norte fluminense, a cidade se transformou tornando-se hoje, o município que mais se desenvolve no Estado. A cidade tem uma boa infraestrutura. Cercada por restaurantes, bares tradicionais, quiosques, e uma rede hoteleira bem variada, ela atende bem os de 700 mil visitantes por ano.  

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'