Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Colunista do Expresso cria Centro de Estudo e Pesquisa do Automóvel

Colunista do Expresso cria Centro de Estudo e Pesquisa do Automóvel

October 29
09:44 2013
Rodrigo (à esq.) na Fábrica da Honda do Brasil, ao lado de um motor usado na Fórmula Indy

Rodrigo (à esq.) na Fábrica da Honda do Brasil, ao lado de um motor usado na Fórmula Indy

Desde criança, o colunista dos “Bastidores do Esporte”, do Expresso Regional, Rodrigo Viana, é apaixonado por carros. Movido por essa paixão, ele começou a colecionar objetos sobre os primórdios do automobilismo e fundou o Centro de Estudo e Pesquisa do Automóvel (C.E.P). A princípio, a iniciativa é particular, mas, ele já pensa em abrir o espaço ao público, repassando os conhecimentos que adquiriu por longos anos de estudo.

Rodrigo trabalha há 16 anos em concessionária de veículos. Ele salienta que essa paixão pelos automóveis começou antes mesmo dele aprender a falar, intensificando que, aos oito anos de idade, ao passar por uma banca, ele pediu ao pai para comprar uma revista de carro. “Hoje, 30 anos depois, acredito que essa paixão não morrerá comigo, transcenderá para o meu filho”, ratifica.

Familiarizado com as possantes máquinas, a acervo já conta com quase 100 livros contando a história das maiores marcas de automóveis do mundo; os principais líderes e empreendedores; os grandes mitos; os carros mais desejados e que marcaram época; a implantação da indústria automobilística no Brasil e no mundo. Além de livros comemorativos, como os 50 Anos da Indústria Automobilística Brasileira, os 30 Anos do Salão do Automóvel no Brasil, os 50 Anos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), os 70 Anos do Autódromo de Interlagos, e também para o livro escrito por Shoichiro Honda, editado em 1.979 e para o livro escrito por Henry Ford, editado em 1.954.

O acervo conta ainda com mais de 600 revistas de 72 publicações diferentes, sendo 25 estrangeiras. Muitas são de edições especiais e já saíram de circulação. A mais antiga é a Quatro Rodas de julho de 1.969, confrontando os carros da época em testes comparativos. Rodrigo se orgulha das 98 cartas que recebeu das principais fábricas de automóveis do planeta contando as suas respectivas histórias.

O colecionador de objetos da cultura automobilística possui uma carta da Senna Import, e cópias de documentos do saudoso Ayrton Senna, como certidão de nascimento; boletim do Colégio Rio Branco, em São Paulo/SP, onde ele fez o primeiro grau, entre outros. Na biblioteca, há DVDs, CDs, fitas VHS, posters, quadros, catálogos, prospectos, quase 1.000 fotos e uma centena de miniaturas, réplicas de carro.

Rodrigo possui 98 cartas que recebeu das principais fábricas de automóveis do planeta contando as suas respectivas histórias. Entre elas, uma luxuosa publicação que recebeu da Rolls-Royce e da Bentley com os detalhes de cada modelo produzido; um cartão que recebeu da Ferrari com a foto do piloto Michael Schumacher ao lado do carro que ele competia e a sua assinatura; entre outras. Rodrigo também possui anuários das principais entidades do setor, como a ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; a ABEIVA e outras.


[Francine Marcella]

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'