Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Combate à Tuberculose: programação irá ampliar conhecimento sobre a doença

Combate à Tuberculose: programação irá ampliar conhecimento sobre a doença

Combate à Tuberculose: programação irá ampliar conhecimento sobre a doença
March 25
10:59 2014

A data de 24 de março é mundialmente conhecida como o Dia de combate à Tuberculose. E para reforçar os cuidados em relação a essa doença, o Programa de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Saúde, vai promover um evento na Praça Veríssimo de Mello, na quinta-feira (27), entre 9h e 16h. Na oportunidade material informativo será distribuído, além de profissionais que estarão prestando esclarecimentos à população sobre os sinais, sintomas e formas de contágio. 

No ano passado foram 127 casos de tuberculose em Macaé, notificados no banco de dados municipal. A coordenação e o ambulatório do Programa de Pneumologia Sanitária conta com o trabalho de uma equipe multiprofissional, que oferece tratamentos específicos para Tuberculose e doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, além de fazer exames de imagem e laboratoriais. A equipe atua no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, sala 17 (Rua Tenente Coronel Amado Nº 125, em frente à Praça Washington Luis).

No Brasil e no mundo

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com oito milhões de doentes e três milhões de mortes anuais.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e seis mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média dez a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.

Sintomas

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'