Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Completamente reformado museu “Casa de Quissamã” será entregue em 20 dias

Completamente reformado museu “Casa de Quissamã” será entregue em 20 dias

September 30
10:08 2013

 

O solar, que foi construído em 1826 pelo Visconde de Quissamã terá suas características originais preservadas

O solar, que foi construído em 1826 pelo Visconde de Quissamã terá suas características originais preservadas

O Museu Casa Quissamã, símbolo nobiliário da região norte fluminense, está passando por uma reforma emergencial. A previsão é que em 20 dias ele já esteja aberto à visitação. A reforma inclui reparos de marcenaria, troca de grande quantidade de telhas quebradas, reforma das grades, manutenção das partes elétrica e hidráulica, ornamentos da fachada, revitalização do chafariz, forro do beiral, lavagem das pedras portuguesas do pátio externo e pintura geral do Museu, Bistrô e muro.

De acordo com a arquiteta da Fundação Municipal de Cultura, Mariana Barcellos Silva, a última revitalização no imóvel teria sido realizada em 2008 e, desde 2011 já havia a necessidade de uma nova reforma. "Não havia como nossos funcionários realizarem tal serviço devido ao estado que o prédio se encontrava. O imóvel estava com dezenas de partes deterioradas devido a má conservação do telhado", disse Mariana que ainda citou que de acordo a Lei 933, 08/01/2007, o Poder público Municipal é autorizado a promover a conscientização pública para a preservação, conservação, proteção, tombamento, fiscalização, execução de obras ou serviços visando a valorização do Patrimônio Cultural do Município de Quissamã.

Para o secretário de Obras, Junio Selem, as obras de revitalização do museu são extremamente importantes por fomentar o turismo da cidade. “O museu casa Quissamã atrai visitantes durante todo o ano. Ele é símbolo da valorização da nossa cultura. A reforma significou um ganho arquitetônico para o desenvolvimento da cultura de nossa cidade”, destacou.

O prefeito, Octávio Carneiro esteve no local e ressaltou a má conservação do prédio que abriga parte primordial da história do município. “A falta de manutenção e a má conservação que encontramos nos obrigou a investir emergencialmente nessa reforma, pois temos compromisso em manter viva a história do município”, disse Octávio. Mais de R$70 mil foram gastos para a reforma. A própria direção do museu enviou ofício ao secretário de obras com o pedido.

Sobre o museu: Inaugurado em 2006, é um dos importantes patrimônios históricos do ciclo da cana-de-açúcar, em Quissamã. O solar foi construído em 1826 pelo Visconde de Araruama e recebeu inúmeros membros da nobreza brasileira, como o Imperador D. Pedro II, a Princesa Isabel e Duque de Caxias. O acervo guarda peças originais e réplicas do século XIX,

 

Tags
Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'