Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Concursada é exemplo no Cheque Cidadão

Concursada é exemplo no Cheque Cidadão

January 28
09:40 2014
Cíntia Maria fez o concurso público da área da Saúde em 2012 e, em outubro de 2013, foi convocada (Foto: Secom)

Cíntia Maria fez o concurso público da área da Saúde em 2012 e, em outubro de 2013, foi convocada (Foto: Secom)

 

Uma antiga usuária da Secretaria da Família e Assistência Social está sendo apontada, pelo secretário Geraldo Venâncio, como exemplo para milhares de beneficiários de programas de transferência de renda. O secretário se refere à Cíntia Maria Oliveira Almeida, que procurou a secretaria, em outubro do ano passado, para agradecer pelo período em que foi beneficiada com o Cheque Cidadão Municipal e para saber qual seria o procedimento para renunciar ao benefício.

- Ela foi passou no concurso da Prefeitura de Campos e disse que, como não iria mais precisar do auxílio, gostaria de renunciar, dando oportunidade para outra família ser beneficiada. Ela pediu somente que a Secretaria aguardasse que ela tomasse posse no cargo, para fazer sua exclusão do programa. Isso aconteceu antes de ela ser convocada para o recadastramento do Cheque Cidadão e sua história demonstra que pessoas socialmente vulneráveis, utilizando adequadamente os benefícios que recebem, podem superar dificuldades e alcançar autonomia -, destacou o secretário.

Cíntia Maria fez o concurso público da área da Saúde em 2012 e, em outubro de 2013, foi convocada. Este mês, ela foi chamada para tomar posse no cargo de técnica de enfermagem. Até então, ela trabalhava como auxiliar de serviços gerais, na Prefeitura de São João da Barra, ganhando pouco mais de um salário mínimo e sem auxílios para alimentação e passagem.

- Em 2008, eu trabalhava como auxiliar de serviços gerais em São João da Barra e recebia, pela Prefeitura de Campos, o Vale Gás, de 50 reais. Em 2009, quando foi criado o Cheque Cidadão Municipal, melhorou bastante, pois o benefício aumentou para 100 reais. Isso me ajudou muito, porque, até agora, eu comprava alimentos com o Cheque Cidadão de 100 reais e, do meu salário, tirava dinheiro para investir no meu estudo e dos meus filhos -, contou.

Sonho realizado – Com o auxílio para a alimentação, pelo Cheque Cidadão, Cíntia acabou conseguindo alcançar seu objetivo: ser técnica de enfermagem. “Eu tinha tentado concurso público em 2007, para técnica de enfermagem, mas não passei. Com os R$ 100 do Cheque, eu conseguia garantir a compra de mantimentos e resolvi apostar nos estudos. Fiz supletivo, para concluir o Ensino Médio e poder complementar meu curso de auxiliar para técnica de enfermagem. Realizei meu sonho de ser técnica de enfermagem e, agora, vou trabalhar com o que gosto, com a segurança de um cargo público”, disse Cíntia.

A antiga usuária do Cheque Cidadão mora de aluguel em Donana e fala que outro sonho que pretende realizar é construir sua casa própria. Para fazer minha casinha, ia precisar ainda do Cheque; mas, agora que passei no concurso, vou ganhar uns 1.800 reais. Quero devolver o benefício para que outra família seja beneficiada e tenha a chance que eu tive. Espero que a família saiba usar bem o dinheiro, principalmente, agora que o Cheque cidadão passou para 200 reais, e também consiga melhorar de vida", conclui Cíntia, que já passou por dificuldades, mas superou todas e hoje se orgulha de dizer que os três filhos, Matheus, Dayse e Lorena, respectivamente com 19, 18 e 14 anos de idade, “estão bem encaminhados nos estudos”.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'