Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Consórcio busca soluções rápidas para aumento da criminalidade na região

Consórcio busca soluções rápidas para aumento da criminalidade na região

Consórcio busca soluções rápidas para aumento da criminalidade na região
February 14
13:52 2014

Em reunião que contou com a presença dos secretários de Segurança de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã, foi apresentado o protocolo de intenções para o Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, o chamado G6. O documento, que lista as diretrizes para a atuação do grupo, foi entregue pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a representantes das áreas de Segurança e de Ordem Pública dos seis municípios da área de cobertura do 32º Batalhão de Polícia Militar, que estiveram em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (13).

O objetivo do G6 é fortalecer as reivindicações regionais. O convênio busca soluções para questões relacionadas à ordem pública que poderão ser compartilhadas com outros municípios, mesmo os não membros. Dr. Aluízio, que acompanhou a operação do 32º Batalhão da PM na comunidade das Malvinas, antes de comparecer a esta segunda reunião do G6, destacou a necessidade de medidas imediatas.

- Precisamos de mais efetivo, de viaturas, entre outras necessidades, e ações rápidas. Este fortalecimento através deste consórcio é fundamental para mostrar o que precisamos às autoridades competentes - disse o prefeito.

O secretário de Ordem Pública de Macaé e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), Edmilson Jório, salientou a importância dos gestores municipais tratarem o protocolo de intenções como prioridade, devido ao aumento da criminalidade registrado nos últimos dois meses.

- O estado tem hoje uma estratégia na área de Segurança Pública voltada para a pacificação, por isso as ações de ordem operacional vão continuar a acontecer. Estamos voltados para questionamentos a respeito das causas do aumento de incidências nos últimos dois meses. Com o consórcio, estaremos fortalecidos para reivindicar as responsabilidades das autoridades competentes - enfatizou o secretário. 

Segundo Jório, o consórcio é um instrumento fundamental, porque os conselhos de segurança são colegiados consultivos, enquanto os consórcios são deliberativos. As soluções para os problemas de segurança serão definidas e apresentadas às demais instâncias governamentais. O protocolo de intenções, que será analisado pelas autoridades dos municípios envolvidos, será convertido em convênio e deverá ser aprovado pelas câmaras de vereadores. 

Estiveram presentes à reunião o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu, Luiz Fernando Nunes Shinkados; o secretário de Segurança de Rio das Ostras, Paulo César Viana; o comandante da Guarda Municipal de Carapebus, Luiz Fernando da Silva; o representante da Guarda Municipal de Quissamã, Antônio Carlos Xavier; a representante da Polícia Militar, Luciana Moura Carvalho; e o subsecretário de Ordem Pública de Macaé, Edimilson Santana.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'