Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

CPI da Petrobras convoca Graça Foster, Gabrielli, Cerveró e Zelada

CPI da Petrobras convoca Graça Foster, Gabrielli, Cerveró e Zelada

March 06
10:33 2015

A CPI da Petrobras na Câmara aprovou nesta quinta-feira (5) as convocações dos ex-presidentes da estatal Graça Foster e Sergio Gabrielli, além do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, do ex-diretor de Serviços Renato Duque e dos ex-diretores da área Internacional Nestor Cerveró e Jorge Zelada. Diferentemente dos convites, as convocações tornam a ida à Câmara obrigatória.

No último dia 4, em meio às denúncias de corrupção na petroleira, Graça Foster renunciou ao cargo de presidente junto de outros cinco diretores. Ela estava no comando da empresa desde 2012. A renúncia ocorreu um dia após reunião de Graça com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Também foram aprovadas na comissão as convocações do ex-gerente-geral da refinaria Abreu e Lima Glauco Legatti; o doleiro Alberto Youssef; Júlio Faerman, ex-representante comercial da SBM; e Luiz Eduardo Carneiro, ex-presidente da empresa Sete Brasil. As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas. Foi aprovado, ainda, um convite para depoimento do diretor de Govenaça da Petrobras, João Adalberto Elek Junior.

Mais cedo, a comissão já havia aprovado aconvocação do ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco. Segundo o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), a intenção é ouvi-lo já na próxima terça-feira, quando o colegiado deverá se reunir novamente.

Em seu depoimento de delação premiada, Barusco acusou o PT de receber entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propina oriunda de contratos da estatal. Ele afirmou que os valores se referem a propina em 90 contratos da Petrobras com grandes empresas fechados entre 2003 e 2013, durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Barusco atualmente está preso em regime domiciliar. O presidente da comissão observou que existe um ato da Mesa Diretora da Câmara, de 2006, que veda a oitiva de presos nas dependências da Casa e que o assunto precisaria ser discutido com a polícia legislativa.

A ida de Barusco à CPI dependerá de autorização judicial. “Iremos primeiro oficiar o juiz que tem a tutela, já que ele cumpre prisão domiciliar, para que ele autorize a vinda”, explicou o presidente da CPI. Para ele, o depoimento de Barusco poderá ser “esclarecedor”.

A comissão também autorizou a contratação da consultoria Kroll para auxiliar a identificar recursos de delatores em contas no exterior.

Sub-relatorias
Também na sessão desta quinta, foram criadas pelo presidente da comissão quatro sub-relatorias, que vão ser comandadas por PSDB, PTB, PSC e PR. Após o anúncio das sub-relatorias, partidos contrários à medida, como o PT e o PSOL, protestaram, e houve forte discussão entre os parlamentares. Deputados questionaram a indicação de cada sub-relator, que não foi submetida ao plenário da CPI.

A justificativa do presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), para a criação das sub-relatorias é descentralizar os trabalhos. Na prática, a medida deverá enfraquecer os poderes do relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), em mais um indício de descontentamento do PMDB com o governo.

Aos gritos e com o dedo em riste, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) chamou o presidente da comissão de “moleque” diversas vezes. “Não serei fantoche para me submeter. Não tenho medo de grito”, rebateu Motta, exaltado.

“Não fomos ouvidos para nenhuma candidatura. É um fato grave, estranha, causa desconfiança entre aqueles que formam o bloco”, afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), acrescentando que a legenda deixará o bloco parlamentar com o PSDB e o PSB.

Ex-gerente da estatal Pedro Barusco deverá depor à comissão na terça. Sessão foi marcada por discussão acalorada entre deputados.

Ex-gerente da estatal Pedro Barusco deverá depor à comissão na terça.
Sessão foi marcada por discussão acalorada entre deputados.

Fonte: Globo.com

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'