Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Curso de Ginástica Rítmica em Rio das Ostras atrai atletas e profissionais de todo o País

Curso de Ginástica Rítmica em Rio das Ostras atrai atletas e profissionais de todo o País

Curso de Ginástica Rítmica em Rio das Ostras atrai atletas e profissionais de todo o País
December 20
12:31 2013

Atleta olímpica Sylvia Miteva e sua mãe e treinadora Silvia Dicheva-Miteva apresentaram técnicas e novidades do Esporte

Rio das Ostras tem se tornado um verdadeiro Polo Esportivo com a realização de diversos eventos de modalidades diferentes. Esta semana, um curso de ginástica rítmica, ministrado pela atleta búlgara Sylvia Miteva, oitava colocada nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e sua mãe e treinadora, Silvia Dicheva-Miteva, atraiu cerca de 80 pessoas, entre ginastas, treinadores e árbitros, de 12 estados do país. As profissionais apresentaram técnicas e novidades da ginástica.

O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, lembrou que, em 2013, o Município foi palco de eventos esportivos, como 10 provas de ciclismo, artes marciais, futsal, bodyboard, paraesporte, dentres outros, como a etapa decisiva do Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica. “Podemos dizer que Rio das Ostras está na moda. Esse curso consolida a nossa política para o esporte no Município: pensando desde a base até o alto rendimento. A ginástica é um esporte que exige muita técnica e é muito importante a troca de experiências. Quem sabe uma dessas atletas brilhará nas Olímpiadas do Rio 2016? Vamos trabalhar forte para isso”, destacou.

Pela primeira vez no Brasil, a atleta búlgara elogiou o talento das ginastas brasileiras. Para ela, o caminho para obter bons resultados é explorar o potencial das atletas. Mesmo sem ter tido a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da Cidade, Sylvia elogiou “a simpatia e o cuidado das pessoas em relação à natureza”.

Sylvia está se despedindo este ano das competições internacionais, aos 27 anos. A longevidade da vida esportiva da atleta foi um dos temas abordados durante o curso. Ex-ginasta e treinadora da filha, Silvia Dicheva-Miteva destacou que o treinamento realizado pela ginasta respeita as limitações das atletas. “O treinamento é feito de uma maneira em que não é forçado. É feito num ritmo correto, um passo-a-passo, para que se preserve a saúde física e mental das atletas e que elas possam realizar tudo que elas fazem”, explicou.

Árbitra da Federação Internacional de Ginástica, Maria da Conceição Costa é uma das participantes do curso. Ela destacou a afinidade das “escolas” de ginásticas búlgara e brasileira. “Esse evento representa muito para nossas atletas, pois é raro que o Brasil tenha acesso a esse intercâmbio, até pela distância da Europa, que é o centro mundial da ginástica. Para nós isso é muito bom”, disse.

GALA – Na quarta-feira, 18, foi realizado um evento de gala, com apresentações da atleta olímpica e de participantes do curso. O público presente ao Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour teve a oportunidade de contemplar a arte de uma das mais importantes atletas da ginástica rítmica mundial. Encantadas, cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento e aplaudiam entusiasmadas a cada evolução. 

O 1º Curso de Ginástica Rítmica, que acontece até o próximo sábado, 21, é uma realização da Tangra Eventos Esportivos, com o apoio da Giro – Escola de Ginástica Rio das Ostras e da Prefeitura Municipal. “A Sylvia é uma atleta de um padrão elevado, detém um conjunto de mais de 60 medalhas. O nosso objetivo é trazer a experiência delas para qualificar os treinamentos de nossas ginastas. Esse é o primeiro, mas vamos promover mais intercambio com atletas de ponta para melhorar o nível das nossas ginastas. Colocamos Rio das Ostras no mapa da ginástica”, explicou o representante da Tangra, Mário Sérgio, destacando que o evento realizado no sábado foi transmitido para todo o País. 

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'