Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +8°C

Jornal Expresso Regional Online

Dilma apresenta Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016

Dilma apresenta Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016

Dilma apresenta Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016
July 03
14:15 2015

 A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta sexta-feira (3) em Brasília a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A tocha, símbolo tradicional das Olimpíadas, será acesa no ano que vem e passará por diversas cidades do Brasil. Ao todo, 12 mil pessoas a carregarão ao longo de 20 mil quilômetros.

Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP),Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) eSalvador (BA) sediarão jogos do futebol.

Segundo o Comitê dos Jogos, a tocha representa "as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão." As chamas da tocha são tradicionalmente acesas em Olímpia, onde ocorriam os jogos na Grécia Antiga, e depois levadas ao país-sede dos Jogos.

No evento de apresentação da tocha olímpica, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil vai fazer uma Olimpíada "histórica".

"Estamos a 399 dias da abertura dos jogos. Em 5 de agosto de 2016, as pessoas do mundo inteiro vão olhar para nós. […] Estamos confiantes de que vamos responder à altura o desafio que nós recebemos. Nós vamos fazer com grande competência, com hospitalidade, uma Olimpíada histórica, que vai assinalar uma página de paz, prosperidade e entendimento entre os povos do mundo e também uma página muito importante na história do nosso povo", afirmou a presidente.

Ao final do seu discurso, Dilma falou rapidamente sobre a economia do país e disse que o Brasil vai superar todas suas dificuldades.

"Somos um dos poucos países continentais do mundo, um país que reduziu suas desigualdades. E somos um país com uma economia diversificada, que vai superar todas as suas dificuldades", disse Dilma.

Segurança
Em sua fala, Dilma citou a entrevista que concedeu na Casa Branca, em Washington (EUA), nesta semana, após se reunir com o presidente norte-americano Barack Obama. Na ocasião, ela foi questionada por um dos jornalistas sobre as ações de segurança que o Brasil preparará para as Olimpíadas.

"E eu disse [na entrevista nos EUA] que, com a certeza da experiência que nós tivemos durante a Copa do Mundo – e por toda a nossa parceria com o governo do Rio –  nós faremos uma Copa segura. Aliás, uma Olimpíada. É que falei na Copa e fiquei com a Copa na cabeça”, disse a presidente, arrancando risos da plateia.

A presidente disse que as obras do evento esportivo estão "em dia" e comemorou a presença "expressiva" do setor privado nas obras destinadas aos Jogos.

Roteiro da tocha
A Rota de Revezamento da Tocha Olímpica começará em maio de 2016, em Brasília. O símbolo também passará por estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em 5 de agosto do ano que vem, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.

Feita de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.

'Marca' na história
Na semana passada, Dilma participou no Rio das comemorações do Dia Olímpico e assistiu à apresentação do Ginga, mascote dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), neste ano, e nas Olimpíadas de 2016. Na ocasião, a presidente defendeu a organização dos Jogos pelo Brasil e afirmou que eles serão "marca na história".

"Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será o ano que vem, com as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Tenho certeza que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca na História mundial esportiva do nosso país e do mundo", disse ela na ocasião.

DIL

Fonte G1

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'