Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Dr. Aluízio, Pezão e Picciani debatem sobre crise em Macaé

Dr. Aluízio, Pezão e Picciani debatem sobre crise em Macaé

Dr. Aluízio, Pezão e Picciani debatem sobre crise em Macaé
September 02
13:40 2015

Na segunda-feira (25), Macaé recebeu o I Fórum de Valorização dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções, teve como principal objetivo a troca de experiências e a sugestão de ideias para enfrentar a crise ocasionada pela diminuição no repasse dos royalties e aumento do desemprego no estado. O encontro reuniu 21 prefeitos além da participação do presidente da Alerj, Jorge Picianni, e do Governador Luiz Fernando Pezão.


Durante as discussões, Pezão registrou a preocupação com as taxas de desemprego no estado, além de se comprometer a ajudar os municípios afetados pela paralisação das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Tenho feito todo esforço possível para continuarmos com as obras públicas, feito parcerias e conversado com presidente Dilma. O que mais me angustia é a falta de emprego e a falta de prosperidade” e complementou “renovamos os nossos incentivos fiscais para que a Petrobras possa procurar investidores e estou fazendo tudo que está ao meu alcance para ajudar os municípios do Comperj. Tenho tentado ajudar os prefeitos. Já me reuni com eles e estou sempre à disposição”. Pezão participou do painel com o tema “Pacto Federativo” mediado pelo economista George Vidor, e com participação de Jorge Picianni, e do Dr. Aluízio.


A programação contou ainda com palestras que discutiram temas como “A Gestão Pública no Brasil”, ministrada pelo Diretor Voluntário do Projeto Brasil Competitivo, Irani Varella; “Soluções Governo Inteligente”, com o Diretor para Setor Público América Latina de Soluções em Nuvem da Microsoft, Roberto Prado; “Programa Rio Digital: Potencial e Impactos Previstos para os Municípios”, proferida por Gustavo Tutuca, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro; “Cenário Econômico: Mundo, Brasil, Estado do Rio – Alternativa e Soluções”, com o economista George Vidor.


Além das discussões sobre os rumos da economia durante a crise, o fórum trouxe também algumas novidades. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) lançou o novo curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, com duração de dois anos. Nos primeiros cinco anos, a graduação será voltada exclusivamente para gestores públicos, e posteriormente será aberta à população em geral, inclusive com disponibilidade de vagas no vestibular da instituição. Também foi lançando o programa Escola Cidadã do Século 21, com salas virtuais que vão oferecer cursos ligados ao empreendedorismo.


Em relação à cultura, foi assinado convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar a capacitação de artesãos do programa “Artesanato em Movimento”, do Governo do Rio. “O artesanato é uma atividade econômica importante para os municípios e pode ajudar muito na economia das cidades nestes momentos difíceis”, concluiu a coordenadora do Espaço Artesanato em Movimento, Nea Mariozz.


O fórum foi organizado pelo Governo do Rio em parceria com a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).

APP

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'