Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Educação: 4696 alunos da rede municipal participam do Saerjinho-2014

Educação: 4696 alunos da rede municipal participam do Saerjinho-2014

Educação: 4696 alunos da rede municipal participam do Saerjinho-2014
March 25
13:26 2014

Cerca de 50 escolas da rede municipal participam, na terça-feira (1º), do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro- Saerjinho-2014. A avaliação será aplicada nos turnos da manhã e tarde para um total de 4.696 alunos de 167 turmas do 5º e 9º ano. A prova é diagnóstica e visa avaliar o ensino municipal. 

Um dos objetivos do “Saerjinho” é identificar deficiências educacionais para que possam ser corrigidas e contribuir na elaboração de medidas para melhorar o processo de ensino na rede municipal.  Para isso, o projeto de aplicação da prova vai abranger duas vertentes: pedagógica, para a unidade escolar acompanhar e monitorar os resultados, melhorando a qualidade da oferta do ensino; e de gestão, direcionada ao diagnóstico. 

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, por meio do Saerjinho, a rede municipal tem como finalidade chegar a um melhor planejamento pedagógico voltado para as competências básicas. "Também temos intenção de reforçar a qualidade  ensino, em especial dos  que apresentam defasagem-idade-série", ressalta.

 Conforme a Subsecretaria de Ensino Fundamental, o Saerjinho é uma ferramenta fundamental para os professores, já que possibilita o manuseio dos resultados obtidos por seus alunos e análise das questões. 

Avaliação - A prova contará com 40  questões e será aplicada pelos próprios professores de turmas.  Os estudantes vão receber cartões-respostas e provas com códigos específicos, em que terão que identificar nomes dos alunos, das turmas e da unidade municipal.

 Além disso,  o Caderno de Provas, ficará na unidade municipal, como forma de mecanismo pedagógico para ser utilizado durante o dia a dia com os alunos, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. 

O Saerjinho faz parte de uma  parceria entre os governos municipal e estadual e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  

A proposta é assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar nos ensinos fundamental e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'