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Educação especial é referência de inclusão em Casimiro de Abreu

Educação especial é referência de inclusão em Casimiro de Abreu

Educação especial é referência de inclusão em Casimiro de Abreu
March 25
10:36 2015

Todos os dias, Tarcísio Araújo acorda animado para a escola. Estudante do CIEP 406 municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, recebe uma atenção mais que especial. Lá, é conhecido como o quarto diretor, ‘função’ que exerce com autoridade, ele também é maestro da banda de pagode do colégio e toca pandeiro com excelência.

Atualmente, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atende aproximadamente 70 alunos especiais no Ciep de Barra e, também, no CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, na sede do município. Os ensinamentos fazem com que os alunos conquistem muitos avanços no convívio social e também no comportamento dentro e fora de casa.

Primeiro aluno da Educação Especial do município, Tarcísio tem uma segunda família na escola. “Fico muito feliz em estar aqui”, contou Tarcísio. De acordo com a sua mãe, Rosileine Araújo, o colégio só traz benefícios, entre eles a melhoria na comunicação e interação com as pessoas. “Ele não quer sair da escola e é apaixonado pelos professores e todos os amigos daqui. Sem a Educação Especial, seria muito difícil”, disse.

Para a aluna Glaucia Oliveira, o convívio escolar também auxilia no seu desenvolvimento e proporciona um círculo de amizade fora das salas de aula. Com uma turma festeira, comemorou o aniversário de 15 anos junto com os amigos. “Eu já me apeguei e não quero sair daqui”, garante.

Para a secretária municipal de Educação, Sonia Coêlho, Casimiro de Abreu, atualmente, é referência na modalidade. “Além do aprendizado diferenciado, a Educação Especial permite a inclusão social desses alunos, que têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar”, destacou.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial, Rosângela Ferraz, esta modalidade é considerada como classe transitória, onde os alunos são preparados por profissionais qualificados para serem inseridos nas turmas regulares. “Essa classe recebe uma atenção especial dos professores capacitados para identificar os alunos que estão prontos para a inclusão”, explicou.

Os ensinamentos fazem com que os alunos conquistem muitos avanços no convívio social e também no comportamento dentro e fora de casa.

Os ensinamentos fazem com que os alunos conquistem muitos avanços no convívio social e também no comportamento dentro e fora de casa.

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