Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Equoterapia: tratamento gratuito beneficia pacientes de Macaé

Equoterapia: tratamento gratuito beneficia pacientes de Macaé

Equoterapia: tratamento gratuito beneficia pacientes de Macaé
February 20
10:18 2014

A Prefeitura de Macaé, através das secretarias de Saúde e de Agroeconomia, desenvolve o Projeto de Equoterapia Passo Amigo, voltado ao tratamento de pacientes com neuropatias, através de atividades lúdicas com cavalos. O local denominado Centro de Equoterapia funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, com equipe multidisciplinar composta de psicólogos, terapeutas e fisioterapeutas. São 125 praticantes com indicação médica ao trabalho complementar para desenvolver sua psicomotricidade e seu biopsicossocial.

Reinaugurado em julho de 2013, o centro de terapia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Atualmente, a equipe é composta por 10 profissionais capacitados pela Ande (Associação Nacional de Equoterapia) e nove cavalos treinados.

Com o quadro de praticantes completo, o programa realiza 25 sessões por dia. Cada participante faz a terapia por meia hora, uma vez por semana. A faixa etária dos beneficiados é livre, sendo que a mais nova paciente tem um ano e dez meses, e o mais velho, 48 anos.

- Os casos mais comuns atendidos são de pacientes com paralisia cerebral, síndrome de Down e autismo. O progresso dos praticantes é notado pela família, profissionais e amigos.O tratamento beneficia a interação social, o equilíbrio e, principalmente,a qualidade de vida do praticante, explica a coordenadora do centro Cymone Camolezi.

A dona de casa, Ana Lucia Santos, mãe da Raquel, 27 anos, praticante da terapia, relata seu desenvolvimento. “Minha filha está há cinco meses nesse tratamento. O progresso dela é notado por todos. Hoje, tem equilíbrio do tronco no cavalo, se preocupa com a postura ao sentar, está mais calma, confiante e independente. Nesse período de terapia conseguimos passear no shopping. Pela primeira vez foi à praia e ficou feliz em ter contato com a água, quando antes, não colocava os pés nem na areia”, relata satisfeita com a melhoria da filha, diagnosticada com síndrome de Cornélia de Lange e autismo.

Outra beneficiada é a pequena Letícia Kilson, de um ano e dez meses, diagnosticada com encefalite espete. Segundo a cuidadora Tatiana Oliveira, e sua mãe Aline Kilson, a criança começou a andar no período de tratamento no Passo Amigo. “Ela fica feliz quando avisamos que é dia do ‘cavalinho’. Ver o sorriso dela, e a melhora é nossa alegria. Agradecemos a equipe capacitada, pois mesmo fazendo outros tratamentos com fisioterapeuta e fonoaudiólogo, é aqui que ela se desenvolve brincando. Estamos satisfeitas com seu equilíbrio e interação”, diz a mãe de Letícia.

Equoterapia - De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil), órgão máximo do setor, a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

O tratamento emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico e exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima à criança.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'