Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Evangelizando os jovens no gingado da capoeira

Evangelizando os jovens no gingado da capoeira

Evangelizando os jovens no gingado da capoeira
October 27
14:56 2015

Aliar esporte, cultura e evangelização. Este é o trabalho que o projeto Cultuarte desenvolve há cinco anos, sob a coordenação do capoeirista Fábio Lago (Professor Pudim), com crianças e jovens macaenses em diversos bairros da cidade. No total são mais de 120 crianças e adolescentes que participam do programa de forma gratuita nos bairros de Praia Campista, São Marcos, Condomínio Recanto da Lagoa, e na Igreja Terra do Avivamento, onde fica a sede do projeto, no bairro de Campo do Oeste. “O nosso objetivo é o de levar a palavra de Deus, disciplina e caráter para os jovens. E mostrar também que a Capoeira não está ligada a uma determinada religião, e pode sim ser praticada por todos” explica Fábio.


De segunda à sexta, sempre no turno da noite, Fábio divide com a esposa Milena Franco (mais conhecida como Rapunzel) e o graduado Marcos Alvarenga (conhecido por Marcão) a missão de passar aos alunos princípios morais e religiosos que tem mudado a vida de vários jovens. “Não cobramos nada pelas aulas, mas quem pensa que não ganho nada, se engana. A cada aula o sorriso de uma criança e os comentários dos pais em relação a uma mudança [para melhor] no comportamento de cada um deles é satisfatório”. O projeto, que a cada dia da semana dá aula em um bairro diferente, não recebe nenhum tipo de apoio do governo, e sobrevive graças à ajuda de entidades privadas e do comércio local. Os alunos, a maioria na faixa dos 9 aos 20 anos, participam dos eventos realizados pelo Cultuarte em toda a Região Sudeste, onde são promovidas confraternizações e trocas de cordas, que acontece anualmente no mês de junho. “Ano que vem Macaé vai receber o I Encontro Nacional de Capoeiristas de Cristo e Convidados, entre os dias 4 e 5 de junho”, informa Lago.


Projeto Cultuarte – O projeto Cultuarte surgiu em Petrópolis, há 23 anos. “Conheci o grupo em 1992, quando encontrei o Mestre Pequeno [Edimauro Ferreira, fundador do projeto] e os discípulos em um evento de Capoeira. Então fui designado pelo Mestre Pequeno para levar o projeto a outras cidades, e escolhi Macaé”, relembra Fábio Lago, natural de Petrópolis. O Cultuarte abrange todos os estados da Região Sudeste, onde conta, no total, com mais de três mil alunos.


Os interessados em participar do projeto devem ligar para os números (22) 9 9606-7810 e (22) 9 9763-9153. Crianças a partir dos 3 anos já podem participar, e não há limite de idade. As aulas são gratuitas, e acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h, cada dia em núcleo.

eva

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'