Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Evento em Quissamã faz homenagem a Maurício de Souza e Vinícius de Moraes

 Breaking News

Evento em Quissamã faz homenagem a Maurício de Souza e Vinícius de Moraes

Evento em Quissamã faz homenagem a Maurício de Souza e Vinícius de Moraes
September 03
10:35 2013

Quissamã foi palco nos últimos dias da 2ª semana literária. O auditório da Prefeitura foi cenário para os personagens da turma da Mônica e para as belas poesias de Vinícius de Moraes. Sob o tema “Um sonho com Maurício de Sousa & Vinícius de Moraes”, os alunos das escolas públicas municipais tiveram um momento de fantasia.
O Secretário de Educação, Francisco Carlos Gomes, deu as boas vindas aos alunos e professores, no primeiro dia de evento e falou sobre a importância da leitura. Enfatizou os poemas, sonetos e músicas de Vinícius de Moraes que faria 100 anos em 19 de outubro e os 50 anos da Mônica, personagem criado por Maurício de Sousa, inspirado em sua filha mais velha.
“Nunca vi esse auditório tão cheio. Fico muito feliz em ver o interesse de todos que aqui estão pela leitura e artes em geral. Tenho certeza que irão se encantar com os espetáculos que foram feitos especialmente para vocês”, afirmou Francisco Gomes.
A Coordenadora de Leitura Andréia Trindade destacou que a escolha teve como homenagem os 50 anos da Mônica e o centenário de Vinicius de Moraes. “Foi a culminância de todo o trabalho escolar que desenvolvemos ao longo deste ano”, disse. Em concordância, a Coordenadora de Ensino, Amanda Fragoso, completou que é um momento onde se envolve a cultura e fantasia. “O primeiro contato com a leitura - da maioria das pessoas é com o gibi. Portanto, para os alunos é tão importante este momento, de reavivar as lembranças e aprender um pouco mais sobre este poeta, compositor e dramaturgo brasileiro, Vinicius de Moraes”, destacou.
O primeiro dia ficou marcado pela peça “Plano Hipnótico” da Turma da Mônica que arrancaram gargalhadas do público presente e os “atores”, foram aplaudidos de pé. Na sequência, foi realizada a apresentação em Libras da música “O pato” de Vinícius de Moraes, do disco “A Arca de Noé 2” e encerrando o primeiro dia da Semana Literária, os alunos da Oficina de Teatro do Sobradinho, também encenaram os sonetos, músicas e poemas de Vinícius de Moraes.
Já o segundo dia ficou marcado pela presença da nona e última mulher casada com Vinicius, Gilda Mattoso. Os artistas que participaram das encenações são prata da casa. O professor de teatro do Sobradinho, David Moreira, disse que foi uma honra participar da semana literária. Uma das apresentações mais marcantes, para ele, Foi “Garotas de Ipanema”. Adaptando a poesias, a peça retrata que todas as garotas podem se espelhar nas belas garotas de Ipanema. A coordenação de ensino, educação e cultura se uniram em prol de desenvolver este trabalho. Agora, os professores já começam a pensar na próxima semana literária.

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'