Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Faltam creches e outras coisas na Ajuda de Cima

Faltam creches e outras coisas na Ajuda de Cima

April 14
13:48 2014
Raquel Souza Moraes reclama que seu filho tem que estudar em outro bairro, por falta de escola no local

Raquel Souza Moraes reclama que seu filho tem que estudar em outro bairro, por falta de escola no local

Uma dos bairros mais precários da ‘capital nacional do petróleo’ é a Ajuda de Cima. Além da falta d’água, um dos problemas mais emblemáticos de Macaé, moradores padecem com a falta de uma creche na comunidade. Este problema quem tem enfrentado diariamente é a dona de casa Raquel Souza Moraes. Mãe de uma criança de cinco anos, ela relata sua dificuldade em levar o menino para a escola.

“Meu filho é obrigado a estudar no Aeroporto porque não há creche aqui na Ajuda. Isso é absurdo, afinal, precisamos de uma creche em cada bairro da cidade. Além disso, o transporte municipal está irregular. Tem dias que o transporte nem passa. É um transtorno”, disse a dona de casa.

Mesmo a educação sendo um direito garantido pela Constituição, em Macaé, muitas famílias sofre por terem esses direitos violados. Isso porque o município não tem investido na construção de creches municipais. E a carência dessa política pública tem impedido muitas mães de ingressar no mercado de trabalho. Já as redes particulares de ensino têm cobrado uma mensalidade inacessível à população macaense de baixa renda.

Outros problemas –A aposentada Reuza Gomes reclama a falta de uma área de lazer no bairro. Ela disse que não há onde levar as crianças para brincar. “Na verdade, estamos abandonados aqui. Precisamos de muitas obras e intervenções. Não temos nenhuma quadra poliesportiva, não temos uma pracinha, e não há maneiras de deixar as crianças brincar na rua porque é perigoso”, disse.
A aposentada explicou que o bairro cresceu muito. E as adjacências receberam mais intervenções do poder público que a própria Ajuda de Cima. Com isso, é preciso ter uma unidade básica de saúde, uma creche-escola, quadras e praças. “Os outros bairros se desenvolveram e estamos ficando para trás”.

Falta de água ainda é problema - Não é de hoje que o Complexo d’Ajuda, região que compreende os bairros Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo e Planalto da Ajuda, sofre com graves problemas por omissão do Poder Público. Essa tem sido razão de muita dor de cabeça entre moradores, principalmente dos que vivem nas comunidades da Barra, Nova Holanda e o Complexo da Ajuda (Ajuda de Cima e Ajuda de Baixo): a falta de água. Com a irregularidade no abastecimento, o jeito é comprar. Quando um vizinho tem água, eles acabam doando. Na verdade, a maioria dos bairros não há abastecimento regular.

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'