Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Festival de Frutos do Mar é aberto oficialmente em Rio das Ostras

Festival de Frutos do Mar é aberto oficialmente em Rio das Ostras

November 03
08:12 2013

IMG_8130Com a plateia lotada e ansiosa pelos workshops. Foi assim a abertura da 17ª edição do Festival de Frutos do Mar, em Rio das Ostras, na sexta-feira (1). A cozinha, montada na Praça São Pedro no centro, foi o palco da abertura, que contou com a presença do Prefeito Alcebíades Sabino; do Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca Felipe Peixoto; da Secretária Municipal de Turismo Carla Enne; do Chef José Hugo Celidonio e do Chef Pedro D’artagão.

Durante a abertura o Prefeito destacou a importância da Praça São Pedro e relembrou um pouco da história do município. “Queremos resgatar a tradição da nossa cultura, da gastronomia, da nossa gente. Precisamos trazer mais eventos para a cidade, aquecer o comércio, o setor do turismo. A cidade foi fundada em torno dessa praça, eu mesmo nasci aqui. Era aqui que o pescador salgava o peixe, era aqui que faziam as festas. Aqui é o berço dos pescadores. Trazer o evento para cá é retomar as raízes. Tanto que o nome da praça é do padroeiro deles”.

Felipe Peixoto destacou a criação de um calendário de eventos na área da pesca. “É um prazer voltar a Rio das Ostras para a abertura deste festival. Temos um calendário intenso no Estado do Rio de Janeiro. Estamos apoiando todos os eventos ligados à pesca, como o Festival da Truta em Nova Friburgo, do Peixe em Angra. Queremos com eles incentivar não só o consumo de pescado, mas criar um circuito gastronômico da pesca. Além de incentivar o trabalho do pescador e a pesca. Fico feliz de ver esse evento na Praça São Pedro, padroeiro dos pescadores. Esse novo formato põe Rio das Ostras no roll de eventos do Estado”.

Celidônio, que é o Coordenador Técnico do evento, fez um discurso rápido. “Gostaria de dizer que sou mais cozinheiro que chef. Hoje vim aqui para cozinhar, eu sou chef quando lidero um grupo. Agradeço por ter sido chamado para o festival. E também agradecer a presença da Lu Bittencourt, do O Globo, que é uma das produtoras do Rio Gastronomia e veio para somar. Dar ideias, sugestões”.


O Festival de Frutos do Mar é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras e tem como parceiros a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Vinícola Boutique Lídio Carraro, Adega Cocoricó, Só Peixe Distribuidora de Pescado e Italínea Móveis – Grupo Villare. Os workshops acontecem ate domingo (3), e o festival continua durante todo o mês de novembro nos restaurantes participantes. Ao todo são 11 restaurantes, que oferecem pratos a preço único de R$ 25,00.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'