Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Foco na habitação

Foco na habitação

Foco na habitação
December 16
14:05 2013

Famílias em áreas de risco terão moradia doada pela prefeitura 

A habitação é o foco da vez. Na última semana, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, visitou o local, de 145 mil metros quadrados, onde serão construídas as 2.208 unidades habitacionais financiadas pelo programa Federal Minha Casa Minha Vida II (Faixa 1) e pelo programa Municipal Habitar Legal.  O prefeito foi acompanhado pela equipe técnica da Subsecretaria de Habitação e da construtora responsável pela obra. Na área, que fica no Complexo da Ajuda, já foi feita a terraplanagem e agora está sendo feita a construção da fundação. No mesmo dia, Dr. Aloízio assinou um Termo de Adesão com a Caixa Econômica Federal para a construção de mais quatro mil unidades. Com isso, a prefeitura pode pleitear essa construção junto ao Ministério das Cidades.

No ato da assinatura do termo (e durante a visita técnica a obra), estava presente a subsecretária de habitação, Alessandra Aguiar; representantes técnicos da subsecretaria de habitação; o gerente do Banco do Brasil em Macaé, agente financeiro do empreendimento, Marcelo Moser, que também representou o Ministério das Cidades; e Ricardo Valadares Gontijo, representante da Direcional Engenharia, construtora responsável pela obra.

Segundo Dr. Aloízio, mais unidades foram garantidas e a previsão é de que até agosto de 2014 sejam entregues 800 unidades prontas, e até 2015 mais 3000.  “Temos este projeto habitacional que desenvolve casas populares para a população em caso de precariedade que já foi assinado. O fato não está atrelado ao acidente com as chuvas, mas gera uma cronologia. Então, fomos até o local (da obra) para fotografar e executar uma visita para que as pessoas saibam aonde será a construção. O Minha Casa Minha Vida dois é feito com recursos municipais e federais. Todas as famílias das áreas de risco são prioridade neste momento”, explica Dr. Aloizio.

Os bairros e localidades que o prefeito se refere são Morro de Santana; Buraca, no Morro de São Jorge; Novo Botafogo; Nova Esperança; Ilha Leocádia, além das famílias da Águas Maravilhosas, que vivem sob um lixão desativado.  
Os imóveis do Minha Casa Minha Vida II serão divididos em dois: metade será doada pela Prefeitura para as famílias que serão remoção das áreas de risco, ou que tiveram suas casas condenadas. A outra metade estará disponível para pessoas que se enquadram na faixa um, com renda entre um e três salários mínimos que se inscreverem para aquisição de um imóvel a partir de fevereiro do ano que vem.
O convênio é firmado a partir da doação de uma área pela prefeitura associada a verbas do Minha Casa Minha Vida 2 a partir de repasses do Ministério das Cidades. O programa municipal para construção de moradias é o Habitar Legal. Além desse, a cidade conta com o “Macaé Melhor” de urbanização, que recebe repasses do Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC II).

 

Samanta Fernandes - Da Redação

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'