Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

“Formando Campeões” vai montar uma base em Macaé

“Formando Campeões” vai montar uma base em Macaé

“Formando Campeões” vai montar uma base em Macaé
November 24
07:42 2015

Macaé será a primeira cidade do Norte-Fluminense a receber uma sede do projeto social Instituto Formando Campeões (IFC), idealizado pelo recém-aposentado lutador Antônio Tolentino, mais conhecido como “Gringo”. O IFC, que surgiu há mais de 15 na Baixada Fluminense, atende atualmente cerca de 4000 mil crianças, jovens e adultos carentes, a partir dos seis anos, através do ensino e práticas gratuitas das artes marciais. 

Entre os esportes oferecidos estão Box, Muay Thai, Jiu-jitsu, Judô, MMA, e Aerobox (este último em especial para a terceira idade), além das aulas de Crossfight (exercício sem contato físico que simula movimentos de artes-marciais utilizando o peso do próprio corpo). “Estou em Macaé em busca de um local estratégico para desenvolver o projeto. Um lugar que seja acessível para todos os bairros. Em até dois meses pretendo estar com tudo estabelecido”, informa Antônio. Segundo o lutador, o projeto a ser desenvolvido na cidade deve atender a pelo menos 1.500 crianças.

Para participar do IFC, responsável pela formação de nomes como Márcio Pedra (participante do Ultimate Fighter Brasil), Willian Patolino (finalista do The Ultimate Fighter Brasil 2), e Wallace Marcos (campeão estadual e brasileiro de  Kick Boxing), há algumas exigências a serem atendidas. “A criança tem que estar matriculada na rede pública de ensino, ter média mínima anual seis, e 95% de assiduidade por mês na sala de aula”, explica Gringo. Quando matriculados, os alunos ganham uniforme do projeto. “O esporte é sensacional. Já ouvi relatos de pais que achavam que tinham perdido os filhos para as drogas, e que hoje em dia conhecem o respeito e o coloca em prática”, conta entusiasmado o criador do projeto que é um verdadeiro sucesso onde já está implantado, como Belfort Roxo. “O nosso projeto alterou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Belfort Roxo”, complementa.

Além das aulas que acontecem de segunda a sexta, entre as 8 e 21h, o IFC oferece também palestras que abordam temas como sexualidade, drogas, e esportes. “Atletas como Cris Cyborg, Evangelista Cyborg, José Aldo entre outros estão sempre presentes. Eles falam a respeito do esporte, e dão treinamentos nas nossas sedes. Na inauguração aqui em Macaé quero trazer o José Aldo”, antecipa Gringo.

Os que participantes do Formando Campeões também tem a oportunidade de vivenciar na prática a realidade das grandes lutas de MMA. Gringo também é organizador do Gringo Super Fight, evento que acontece duas vezes anos e promove lutas entre os participantes do IFC. “É algo digno de UFC. A Gracyanne Barbosa, que é a nossa madrinha, está sempre presente, os lutadores contam suas histórias de vida e superação, e todo o evento tem seis horas de transmissão pelo Combat [canal pago]. A próxima edição já quero que seja em Macaé, e com transmissão do Esporte Interativo para que todos consigam assistir”, informa Gringo que chegou à Macaé na última segunda-feira (16) e deve permanecer na cidade até o meio desta semana para conhecer melhor o povo macaense, e finalmente fazer a escolha do local que vai receber o IFC Macaé.

 

“formando campeões” vaimontar uma base em macaé

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'