Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Fundação Municipal entrega certificados a jovens do programa agricultor orgânico

Fundação Municipal entrega certificados a jovens do programa agricultor orgânico

Fundação Municipal entrega certificados a jovens do programa agricultor orgânico
December 19
13:15 2013

A Fundação Municipal Casimiro de Abreu entregou o certificado de conclusão do Programa Jovem Agricultor Orgânico 2013, que ocorreu na última quarta-feira (18), no Sítio Agrícola. O programa atendeu jovens de 14 a 17 anos, que aprenderam técnicas de cultivo orgânico e de educação ambiental.

Durante os 10 meses os 30 jovens que concluíram o curso participaram de atividades práticas de agricultura orgânica, compostagem, produção de mudas, entre outras. Eles cultivaram também uma horta medicinal, que foi plantada em forma de mandala. Eles prepararam uma composteira para que todo o lixo orgânico gerado por eles fosse reciclado e virasse adubo para ser utilizado na horta e no plantio de mudas para os projetos de reflorestamento na cidade.
 
“Espero que os jovens que aproveitaram esta oportunidade para ter conhecimento na parte agrícola, que repassem as informações adequadas para os seus pais. Nunca o município investiu tanto na agricultura familiar como nos últimos anos. Oferecemos a eles a dignidade que merecem. Temos que valorizar isso, pois os pequenos agricultores rurais dependem do seu cultivo para sobreviver”, disse o vice-prefeito Zedequias da Costa, presente na solenidade de encerramento representando o prefeito Antônio Marcos.
 
Para participar do projeto é necessário que o jovem esteja matriculado em escola pública da rede de ensino municipal ou estadual ou ser bolsista em escola particular. Os estudantes precisam comprovar a frequência na escola e ter boas notas, além de ter o direto a bolsa-auxílio de meio salário mínimo todo o mês, alimentação e uniformes. “O projeto é um programa sócio-educativo que privilegia a família pequena agricultora do município. Os jovens entenderam que o homem não precisa sair do campo para se sustentar. Ele pode prosperar no campo agregando valores aos produtos. O comprometimento desta turma foi muito importante. Agradeço aos pais que confiaram a nós a responsabilidade por seus filhos, que durante meses passaram a tarde aqui no Sítio Agrícola. O mais importante não é o trabalho que vocês realizam, mas de estar no campo para aprender e levar para casa o que aprenderam aqui”, ressaltou o presidente da Fundação Municipal, Alcyr Neves.

 

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'