Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Governo vai aumentar vistos para haitianos virem ao Brasil, diz ministro

Governo vai aumentar vistos para haitianos virem ao Brasil, diz ministro

Governo vai aumentar vistos para haitianos virem ao Brasil, diz ministro
June 04
15:15 2015

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quinta-feira (4) que o governo vai ampliar a emissão de vistos em Porto Príncipe, capital do Haiti, para que imigrantes do país possam entrar no Brasil legalmente. O objetivo da medida, segundo o ministro, é combater a atuação de grupos que exploram imigrantes em rotas clandestinas.

"Devemos enfrentar as organizações criminosas que trazem para o Brasil, explorando economicamente a necessidade de haitianos, um conjunto de pessoas que chegam debilitadas, sem saúde, com fome. O que é obviamente inaceitável do ponto de vista dos direitos humanos", afirmou o ministro.

A decisão foi anunciada em Quito, após uma rodada de reuniões de Cardozo com ministros do Peru, da Bolívia e do Equador para discutir o assunto. Segundo o ministro, as autoridades foram "unânimes" na necessidade de combater a imigração ilegal.

"Nós não podemos estabelecer medidas que impeçam as pessoas de terem livre acesso aonde querem viver. É uma posição tradicional do Brasil e os outros países também concordam com isso", afirmou.

Cardozo afirmou que ainda devem ser discutidas outras medidas policiais e de "controle migratório legalizado" entre os países.

Tatiana Alves de Jesus Duarte, 36 anos, veio da região do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, com as filhas Tainá, de 6 anos, e Heloá, de 8 anos. “Eu venho só para a caminhada e não fico no show por causa das crianças. É muito cansativo para elas”, afirmou.

Questionada se ela não temia trazer as crianças para um evento com tanta gente, ela disse estar tranquila. “Eu venho há muitos anos. Quando pisam no teu pé, eles pedem desculpas. É bem tranquilo. Você não vê uma briga, uma discussão”, disse.    

02.2012.15_Brasil_ACNUR

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'