Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Lagomar ganha mais uma escola municipal, em Macaé

Lagomar ganha mais uma escola municipal, em Macaé

Lagomar ganha mais uma escola municipal, em Macaé
September 30
16:47 2015

Macaé ganhou na tarde de quarta-feira (23) mais um equipamento público na área de educação. Instalada no bairro Lagomar, a Escola de Educação Infantil Professora Iracy Pinheiro Marques terá 520 alunos com idade entre dois e três anos. A meta da gestão municipal é que todas as crianças nesta faixa etária estejam na escola. As próximas localidades a receber novas unidades são o Parque Aeroporto e a Piracema.

O prefeito Dr. Aluízio destacou o empenho dos profissionais da Secretaria de Educação e a paciência e compreensão dos pais. “Quando oferecemos uma escola para atender 500 crianças, estamos melhorando a vida de 500 famílias. Feliz da população que pode ter uma educação de verdade, que vai além da grade curricular e permite a inclusão social e o estudo saudável de temas importantes na construção do caráter da futura geração”, frisou.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou o trabalho dos profissionais da área, que em dois meses conseguiram transformar o espaço em uma escola dotada de toda a estrutura necessária para atender as crianças.
O secretário explicou que do total de 520 alunos, 320 são novos e outros 200 estudavam em escolas fora do bairro. “Agora estas crianças irão estudar perto de casa e a transferência irá gerar novas vagas nas unidades onde estavam lotadas”, observou, acrescentando que mesmo o país passando por um momento financeiro delicado, a Prefeitura de Macaé não deixou de investir em áreas prioritárias como saúde, educação e social.

A partir de outubro será iniciado no bairro Lagomar o processo de cadastramento de novos alunos, que ajudará o planejamento da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2016. A diretora geral da escola, Liliana Souza, lembrou que as aulas na nova escola serão iniciadas no dia cinco de outubro. A unidade terá uma proposta pedagógica inovadora, baseada no modelo de ensino Reggio Emilia, no qual o desenvolvimento pedagógico é feito de maneira democrática, e todos os profissionais e a comunidade são considerados peças fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. “Ao longo da semana, as crianças irão estudar em salas diferentes, onde terão um ambiente estimulador que enriquecerá seu aprendizado”.

A dona de casa Quelita Marquini disse que a filha Isabela, de três anos, não vê a hora de ir para escola. “A vinda dela para escola, além de importante para seu aprendizado, é uma oportunidade de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Como fico em tempo integral com ela, não tinha como procurar emprego e ajudar meu esposo no orçamento da casa”, declarou.

Escola possui 13 salas de aula — A Escola de Educação Infantil Professora Iracy Pinheiro Marques possui dois andares, e neles estão distribuídas 13 salas de aula, uma cozinha, um refeitório, uma secretaria, uma sala de orientação pedagógica, duas salas de direção, uma em cada andar, banheiros para alunos, professores e funcionários, brinquedoteca, e depósitos para materiais. Possui um palco para as apresentações e culminâncias de projetos pedagógicos.

A denominação da escola homenageia a Professora Iracy Pinheiro Marques conforme a Lei nº 3.205/2009, de 09 de junho de 2009.

A professora homenageada, Iracy Pinheiro Marques, lecionou no Grupo Escolar Mathias Neto e foi Diretora do Jardim de Infância Anna Benedicta da Silva Santos por longos anos. Sempre dinâmica e apaixonada pela sua cidade, pela sua profissão, por seus alunos, colegas, funcionários e pais de seus alunos. Dedicava todo seu tempo a transmitir seus ensinamentos a seu modo peculiar, ilustrando suas aulas e despertando a confiança de seus alunos, a ponto de, muitas vezes, socorrer pais com dificuldades em aconselhar seus filhos.

Ousada em seu tempo para os métodos de ensino que escolhia, tentava exercer um ensino de qualidade que se fixasse aos alunos no decorrer de suas vidas.

ALU

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'