Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +9°C

Jornal Expresso Regional Online

Macabu vive momentos críticos de falta de cuidados e manutenção

Macabu vive momentos críticos de falta de cuidados e manutenção

Macabu vive momentos críticos de falta de cuidados e manutenção
November 04
08:32 2013

praça-macabu

Em Conceição de Macabu, o retrato do abandono é visível em toda cidade. Desde que assumiu a gestão, a prefeita não criou ações de reformas ou pequenos reparos às áreas de lazer do município. O que se vê são os parquinhos destruídos, como no Bairro Rhódia. A única área para a criançada brincar, na Rua Elepeugilza Paixão Fontes, está caindo aos pedaços.

Segundo moradores, a praça foi construída há cerca de quatro anos. Não há nenhuma placa dizendo o nome do patrimônio. Os brinquedos do parquinho estão destruídos e os bancos acabados. “É uma situação ruim, pois, as crianças ficam sem ter onde brincar. Espero que algo seja feito”, lamentou a moradora do bairro, Cristiane Carlos.

Em janeiro, mostramos que o descaso não está só na periferia da cidade. A praça central, um dos cartões postais da cidade, continua em estado de abandono. Ela já foi considera um cartão postal da cidade, onde a presença de famílias, crianças e jovens davam era constante dando um “ar” ao lugar, de tranqüilidade e de paz. No entanto, hoje é um reflexo claro do despreparo dos governantes em atender com qualidade a população, servindo apenas para expor as placas das obras milionárias que acontecem, enquanto falta saúde, material escolar e espaços adequados para a diversão da população.

Em 2009 foi iniciada a reforma da quadra localizada na praça, impedindo durante todo esse período que os jovens a utilizassem, pois as grades enferrujadas e quebradas colocavam os usuários em sérios riscos de acidente, o que infelizmente não impedia de alguns alunos da rede pública utilizassem eventualmente o espaço. Até mesmo porque não havia outro local. Apesar da grande necessidade, a prefeita Lídia Mercedes (Tedi) cancelou a reforma em setembro de 2012.

No lago onde existe uma pequena ilha, havia vários preás, coelhos, diversos peixes e tartarugas. Porém, os mesmos morreram pela falta de limpeza da água e cuidados essenciais, e, apenas alguns peixes foram recolocados. Devido a grande presença e utilização da praça, o parque infantil fica repleto de crianças que brincam e se divertem nos diversos brinquedos, mas a completa falta de manutenção e cuidado por parte do poder público, está deixando as crianças em alto risco de se acidentarem gravemente.

Além do piso de grama sintética estar completamente destruído, o que pode causar a queda das crianças que correm, igualmente, pontas de pregos, barra de ferro apodrecido e enferrujadas e partes quebradas, podem a qualquer momento tirar a diversão das crianças que inocentemente desconhecem os perigos. Embora a população reclame seus direitos, o poder público ainda não tomou nenhum atitude para mudar essa realidade.

Na época, o macabuense, Mozarth Couto, ao passar pelo local, tirou algumas fotografias e procurou a Defesa Civil para denunciar o caso. Porém, foi informado que era necessário protocolar um pedido de providência, assim eles poderiam agir, e como era recesso e não havia como protocolar, somente na semana seguinte ele conseguiu e avisou na Defesa Civil que já poderiam trabalhar. Ele retornou, mas, o pedido foi arquivo porque disseram que o setor iria providenciar a compra de novos brinquedos. Mas, até agora a situação continua a mesma.

[Francine Marcella]

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'