Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Macaé e Campos receberam Caravana do Mapa de Cultura

 Breaking News

Macaé e Campos receberam Caravana do Mapa de Cultura

Macaé e Campos receberam Caravana do Mapa de Cultura
December 09
07:49 2013

Pesquisadores buscaram riquezas e diversidade da cultura na região

 

Com a proposta de mapear a cultura do Estado do Rio de Janeiro, uma caravana retornou à região Norte Fluminense para realizar o trabalho. Entre os dias 02 e 06 deste mês, pesquisadores percorreram cidades como Macaé, Carapebus e Campos para pesquisar o patrimônio material e imaterial, como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia e dança de cada município. Com destaque para a Igreja Nossa Senhora da Lapa, de Campos, o Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CiemH2), de Macaé, e o Bloco Boi Juruba, de Carapebus. 

O Projeto Mapa de Cultura do Rio de Janeiro gerou há um ano um site com 93 vídeos, sete mil fotos e três mil verbetes sobre a cultura do Estado, o www.mapadecultura.rj.gov.br. Nele existem informações sobre os 92 municípios do Rio, com todo tipo de informação relacionado a cada um. Com isso, o site acaba se tornando uma enciclopédia digital importante. Funcionando desde 2012, o site é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias. O objetivo é oferecer “um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura”, segundo a assessoria de imprensa. 

Na primeira fase do projeto, todas as cidades foram percorridas pela equipe (composta de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas), e agora, na segunda fase, eles se aprofundaram ainda mais na pesquisa, onde vão produzir 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado (Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas). 

Com isso, a caravana, voltou à região, percorrendo os seguintes municípios: Macaé, Carapebus, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes. Em Macaé a pesquisa aconteceu entre os dias 02 e 03 de dezembro, já em Campos aconteceram quinta-feira (5) e sexta-feira (6).   

 

Share

Related Articles

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'