Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Macaé e Rio das Ostras têm redução de mais de 100% nas ocorrências de crimes contra a vida

Macaé e Rio das Ostras têm redução de mais de 100% nas ocorrências de crimes contra a vida

Macaé e Rio das Ostras têm redução de mais de 100% nas ocorrências de crimes contra a vida
May 05
09:45 2015

Rio das Ostras e Macaé reduziram em mais que a metade a quantidades de crimes contra a vida em março de 2015. De acordo com o balanço divulgado pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), os homicídios dolosos na Capital do Petróleo caíram 172%. Foram 18 casos em março do ano passado, contra cinco ocorrências no mesmo período deste ano. Já Rio das Ostras, obteve queda de 100% no número de homicídios dolosos, caindo de dez para cinco, no mesmo período. É o menor número de homicídios no mês de março dos últimos oito anos nas duas cidades.


Caso seguissem a tendência de dez homicídios por mês, Macaé, que somente em março de 2014 registrou 18 e Rio das Ostras com 10 ocorrências, poderiam ser consideradas cidades com violência epidêmica, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece um parâmetro de no máximo 10 homicídios ao ano para cada 100 mil habitantes. A melhora do indicador de produtividade policial foi de 19,4% em março deste ano, quando foram efetuadas 80 prisões nos dois municípios. A média saltou 13 casos, já que no mesmo período de 2014 houve 67 prisões.


A queda ocorreu também nas ocorrências de outros dois crimes que assustam a população: roubos a transeuntes e estupros. Nestes dois índices, Rio das Ostras, que há dois anos inaugurou um núcleo especializado em atendimento à mulher vítima de violência e já é conhecida pelos altos índices de casos de abuso sexual, se destaca. Em março deste ano os indicadores de estupros registraram uma importante queda na cidade. Enquanto no mês de março de 2104 catorze mulheres foram abusadas sexualmente em Rio das Ostras, no mesmo período de 2015 este número caiu para 2, registrando uma significativa queda de 142,8% em relação ao mesmo período do ano passado.


Já Macaé obteve uma queda de 75% no número de estupros comparado a março de 2014. Os assaltos a pedestres também registraram queda na análise do mesmo período, chegando a uma queda de 66% em Macaé e 63,5% em Rio das Ostras.
Os dados do ISP são referentes às ocorrências registradas na 123ª Delegacia Policial de Macaé (DP) e na 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras nos meses de março de 2014 e 2015. Casos não registrados prejudicam a formação da mancha criminal do município, utilizada para o planejamento pontual de estratégias que combatam o crescimento de ações criminosas.

mr

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'