Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Macaé intensifica a prevenção no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Macaé intensifica a prevenção no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

November 29
15:37 2013

Neste domingo, dia primeiro de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Esse ano, o objetivo da Prefeitura é identificar o maior número de pessoas infectadas para prevenir a proliferação da doença. O município oferece o Programa Municipal DST/AIDS, que realiza a testagem rápida para o HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Na segunda e terça-feira (02 e 03 de dezembro), a testagem será somente para HIV. O resultado pode ficar pronto em até 40 minutos.  

O programa possui o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza os testes e o aconselhamento com psicólogos. Além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que oferece o tratamento adequado com ginecologista, nutricionista, psicólogo, dentista, dermatologista e serviço social. O paciente recebe todos os cuidados para seu tratamento, sendo encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde se necessário. 

De acordo com o coordenador do programa, Washington Luiz Teixeira Dutra, entre janeiro e outubro, foram realizados 1.766 testes rápidos de HIV, sendo constatado 106 casos positivos: “Em 30 anos, várias melhoras foram aderidas ao tratamento para os portadores do vírus, porém, a doença é grave e não tem cura, sendo o preservativo o único método eficaz para prevenção”, explica. 

Sintomas- Os primeiros sintomas da AIDS manifestam-se em três a seis semanas, após a infecção com o vírus HIV. Mas, grande parte das pessoas só apresenta os principais sintomas da AIDS entre oito e 10 anos após a data da contaminação. Os primeiros sintomas da infecção com o vírus HIV, causador da AIDS podem surgir, aproximadamente, um mês após a contaminação, podendo ser: febre alta, mal estar, dor de garganta e tosse seca.

Esses sintomas duram em média 14 dias e podem ser confundidos com outras doenças, como a gripe por exemplo. Nesta fase, mesmo que se faça o teste do HIV o resultado será falso-negativo. Ou seja, o indivíduo está contaminado com o HIV, já pode infectar outros, mas a doença ainda não consegue ser detectada pelo exame.

 

Serviço- O Programa de DST/AIDS funciona na Rua Velho Campos, 354, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. Telefones: 2796-1234 / 2796-1704.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'