Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +6°C

Jornal Expresso Regional Online

Macaé prepara reabertura do Teatro Municipal e reativação do setor, até então morto

Macaé prepara reabertura do Teatro Municipal e reativação do setor, até então morto

Macaé prepara reabertura do Teatro Municipal e reativação do setor, até então morto
October 28
11:22 2013

A falência da cultura macaense perpetuou durante décadas e o que mais revoltava à população, é saber que a verba destina a promoção da cultura ultrapassava um Orçamento Anual de R$ 1,5 bilhão. Um dos problemas mais emblemáticos na área cultural de Macaé foi o fechamento do tradicional Teatro Municipal. Em julho de 2012, mostramos o protesto dos próprios alunos de Arte da Fundação Macaé de Cultura, em função da desvalorização do patrimônio artístico e cultura da cidade. A boa notícia é que a valorização das iniciativas culturais estão voltando a serem consolidadas.

Em 2007, foi iniciado um processo instituído pelo Ministério Público cobrando a adequação do Teatro Municipal. O Corpo de Bombeiros avaliou e percebeu que o teatro não havia condições de funcionamento por não cumprir as regras de segurança obrigatória, como saída de emergência, por exemplo. De 2007 para cá, as obras no local foram iniciadas, mas, não atendiam as determinações vigentes. Em 2012, o processo foi indeferido.

A atual gestão fez uma vistoria técnica em todo o teatro, em um segundo momento, auditaram o processo aberto em 2007 junto à Coordenadoria Municipal, e executou às exigências necessárias para a retomada das obras não atendidas. Em resumo, um novo projeto foi realizado, adequando as normas de exigência. E agora, falta apenas o aval do Corpo de Bombeiro para deferir a reforma do teatro. Quem nos explicou foi o Presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca.

“A nossa grande preocupação é reabrir o teatro com conforto e segurança durante os eventos. Mesmo com os problemas enfrentados pela nova gestão, estamos caminhando para fomentar novos projetos culturais em Macaé. O teatro atenderá a grandes produções”, destacou Juliano explicando ainda que antigamente, o teatro funcionava mais para palestras, workshop, seminários e agora, com este novo espaço, a prioridade é a inserção através de grandes espetáculos e performances culturais.

Não há uma data estipulada para a reabertura, conforme explicamos, porque o local precisa ser deferido pelo Corpo de Bombeiros. O espaço para comportar o público foi um pouco reduzido para acatar as novas normas. Ainda de acordo com o presidente da Fundação, boas notícias estão por vir. Uma delas, é que Macaé receberá um dos grandes ícones da música popular brasileira. O Cantor, violinista e compositor Toquinho, fará um lindo show no Parque da Cidade dia 30 de novembro.

Em comemoração ao Dia da Cultura, 05 de novembro, várias mostras culturais aconteceram por toda Macaé. Além do coreto cultural, que, aliás, já começou e tem sido motivo de muita satisfação dos artistas locais, pela valorização de sua arte, haverá o dia da cultura na Praça Washington Luiz. Além de apresentações de dança, teatro, e mostras artísticas, o evento receberá o musical em tributo à Raul Seixas. Direto do Altas Horas, quem também participará do mês dedicado à cultura, será Marcelo Marrom.

Na segunda quinzena de novembro, Macaé será sede do primeiro festival de cultura nordestina, no Bairro Lagomar. Danças típicas, carne de sol e muito forró serão bons motivos para a galera curtir um pedacinho do nordeste na capital do petróleo. Na última semana de novembro, terá festival de curtas e cinema, também na Washington Luiz. Haverá oficinas culturais infantis com contação de histórias, fantoches, teatro, etc. Ainda em novembro, dia 09 será marcado pelo Fórum de Cultura. 

Outras ações: Restaurar patrimônios históricos e culturais são metas da Fundação de Cultura. O tombamento da Nova Aurora e a Lyra dos Conspiradores foram consideradas heranças histórias e patrimonial de Macaé. Será lançado até o final de dezembro o livro “Relatos sobre Macaé”, que contará “causos” antigos da história.

Pólos de Cultura: A Fundação Macaé de Cultura iniciou, em abril, várias atividades dos Pólos de Cultura oferecendo cursos e atividades complementares à educação em diversos pontos da cidade. De acordo com a prefeitura, o projeto dos Pólos foi elaborado apoiado em princípios de democratização e acessibilidade à cultura, visando estimular a construção de uma educação artístico-cultural e a promoção da cidadania nas diversas comunidades do município. A secretaria de Educação, por exemplo, disponibiliza espaços em unidades escolares para implantação de Pólos de Cultura. Um desses pólos funciona a escola de dança, que já conta com 1250 alunos.
[Francine Marcella]

 

 

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'