Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle 0°C

Jornal Expresso Regional Online

Moradores de Barra do Furado vivem expectativa e medo com obras do novo porto

Moradores de Barra do Furado vivem expectativa e medo com obras do novo porto

Moradores de Barra do Furado vivem expectativa e medo com obras do novo porto
November 26
09:20 2013

Quando se fala em progresso, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os benefícios trazidos por ele, como a geração de renda, empregos, fomento da economia, turismo, mais polos industriais, enfim... Em contrapartida, com o advento do progresso, o local fica mais passível a violência, falta de infraestrutura, transito congestionado e proliferação de favelas, sem planejamentos - como foi o caso de Macaé.

No entanto, essa é uma das grandes preocupações dos moradores de Barra do Furado, distrito de Quissamã, na região norte fluminense. Eles vivem duas realidades distintas. A primeira, é que o pequeno vilarejo, calmo, com lindas praias, vida pacata, onde a pequena população vivia simplesmente da atividade pesqueira, se prepara para os possíveis impactos com a construção do complexo logístico e industrial Farol/Barra do Furado.

``Terá muito emprego. Isso será ótimo. Mas, vai ter muito movimento aqui. Eu temo que se algumas políticas públicas não forem implantadas, teremos muitos casos de violência. Será um caos``, disse o jovem, morador do local, Leonardo Azeredo. Assim como ele, Edna Cristina também teme que problemas como este, tomem conta do pequeno vilarejo. O lado positivo é que sua filha está estudando Logística, pensando em abraçar uma das muitas oportunidades que vão surgir.

O empreendimento está localizado no canal das flechas, que fica entre os municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes. Há cerca de 60 km das plataformas da bacia de Campos. E, o local já é apontado como um dos cenários promissores para o desenvolvimento regional, estadual e nacional, através de um novo caminho que visa fortalecer a economia, mudando o quadro socioeconômico de toda a microrregião.

Para o comerciante, Gil Cezar, nativo do local, algumas empresas podem optar por trazer funcionários de fora, deixando de dar oportunidade para quem é da cidade, ou da região. ``Eu não tenho medo da violência, pois, ela esta em todo canto. O que diminui a violência, entre outros problemas, é a geração de emprego. Quando tem trabalho, diminui a criminalidade. ``, lembrou.

O complexo logístico e industrial Farol/Barra do Furado continua em obras, que tiveram início em setembro de 2010, quando as prefeituras de Quissamã e Campos assinaram o contrato com prazo vigente de 18 meses para finalização do projeto. Mas foi em 2006, quando os prefeitos assinaram um termo de compromissos, em um encontro no Rio Oil Gás Expo and Conference.

No entanto, de acordo com a secretária Carla Cabral, algumas modificações ocorreram no projeto, a partir da necessidade de modernizar o projeto original do Complexo Logístico e Industrial Farol – Barra do Furado. Com isso, o prazo para início de algumas operações também foi alterado e a previsão é de que o início das atividades seja em 2015. Além disso, o Governo Federal garantiu mais R$ 5 milhões para elaboração do projeto de ampliação com recursos alocados no PAC.
[Francine Marcella]

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'