Weather United States of America, New York United States of America, New York +5°C

Jornal Expresso Regional Online

Nono dígito já está valendo para a telefonia. Saiba como não se confundir

Nono dígito já está valendo para a telefonia. Saiba como não se confundir

Nono dígito já está valendo para a telefonia. Saiba como não se confundir
November 04
08:02 2013

O acréscimo do nono dígito nos celulares para realizar chamadas entrou em vigor na última semana nos DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28). A princípio, a nova norma gerou um caos na telefonia pelo fato de alguns aplicativos não reconhecerem o serviço.

As operadoras estão enviando mensagens orientando os usuários sobre a nova forma de discagem. Quem utiliza smartphone não precisa se preocupar em modificar toda agenda do aparelho. Ele tem um aplicativo que se encarrega de acrescentar o 9 automaticamente. A versão iOS (iPhone), é paga para que as alterações sejam feitas. Há ainda aplicativos gratuitos para a mudança.

Já a versão Android gerou problemas para os usuários das mensagens gratuitas WhatsApp. Para alguns clientes, o aplicativo gerou erro após o implemento do número. Os outros aplicativos WeChat, Line e KakaoTalk também serão obrigados a se adaptar a nova regra. A garantia dos responsáveis desses aplicativos é que não vai haver perda de arquivos como fotos, músicas e mensagens.

Os usuários de aplicativos da Apple como Imessage (troca de mensagens) e Facetime (chat com vídeo) das regiões citadas, serão obrigados a fazer o reajuste. É necessário fazer a alteração do número e desligar e ligar novamente as funções dos dois aplicativos.
É importante enfatizar que as ligações com 8 dígitos poderão ser realizadas em um determinado período para adaptação das redes e dos usuários. Após o dia 05 de novembro, uma mensagem automática vai interceptar a ligação para orientar os usuários. A partir dia 05 de fevereiro, os clientes vão ouvir uma nova mensagem alertando que o número discado não existe.

A mudança não afetará o bolso dos usuários, como revelou o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) diz que o objetivo das prestadoras é melhorar o atendimento aos clientes. A previsão é que até 2016, os celulares de todo país estejam padronizados com nove dígitos.

A Resolução nº. 553/2010 da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Em São Paulo a mudança começou em 2012 e a adaptação segue no interior. Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito deverá ser incluído nas ligações para números de celular dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão.

A mudança prossegue nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, a regra está prevista até 2015. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal até 31 de dezembro de 2016.


[Francine Marcella]

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'