22/11/2023 às 18h57min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h00min

Governo de SP premia melhores cafés especiais e inaugura espaços de inovação do agro

O 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de SP aconteceu nesta quarta-feira (22) em Campinas, elegendo os ganhadores do café paulista

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-premia-melhores-cafes-especiais-e-inaugura-espacos-de-inovacao-do-agro/
A edição 2023 do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo teve a participação de 328 amostras de cafés

O compromisso do Governo do Estado em fortalecer o potencial do agro paulista foi destaque nesta quarta-feira (22), com a premiação dos melhores cafés especiais no 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas participou da cerimônia no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, onde também inaugurou novos espaços de inovação do AptaHub e distribuiu cem kits de combate a incêndios florestais para municípios paulistas.

“A partir do momento que você faz uma premiação desta natureza, você abre a porta de alguns mercados para estes cafeicultores e isso vai estimular mais produtores a investir em qualidade. O que a gente quer é um agronegócio agregando cada vez mais valor, então esta premiação é super importante”, afirmou Tarcísio. “E tivemos a iniciativa importante do AptaHub, que vai dar capilaridade à inovação e levar investimento e tecnologia para o campo.”

O evento teve a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, do prefeito de Campinas, Dário Saadi, parlamentares estaduais e municipais, profissionais do IAC e agroempreendedores. A cerimônia também homenageou Alysson Paolinelli, importante pesquisador do agro brasileiro que morreu em junho deste ano.

A edição 2023 do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo teve a participação de 328 amostras de cafés, quase o dobro da edição do ano passado, quando 180 concorrentes disputaram os prêmios. O evento busca promover e divulgar o café paulista dentro e fora do Brasil, valorizando os produtos de excelência cultivados pelos produtores locais.

A disputa ocorreu em quatro categorias: cafés produzidos por via natural, cafés produzidos por via úmida, cafés fermentados e cafés orgânicos. Entre as produções premiadas nesta edição do concurso, estão as de José Adil Braggion, de Bragança Paulista (natural); Luis Eduardo Moreira Junqueira, de São José do Rio Pardo (úmido); Tiago Donizetti Rodrigues, de Santo Antônio da Alegria (fermentado); e João Paulo Ribeiro Capobianco, de Socorro (orgânico).

“A Secretaria de Agricultura está de portas abertas para o setor da cafeicultura, estamos aqui para servir vocês. Um concurso como esse gera credibilidade, agrega valor e melhora a exportação dos nossos cafés”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento.

O Governo de São Paulo também inaugurou dois novos ambientes do AptaHub, rede de inovação com foco no agro: o AptaHub Gramado e AptaHub Itapura. Ambos são os primeiros de uma série de seis espaços nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos para promover a cultura de inovação do agronegócio paulista.

A iniciativa é promovida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, com execução do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e coexecução das organizações Wylinka e ImpactHub. O acordo prevê a disponibilização de R$ 13,5 milhões, para o período de 36 meses, com a possibilidade de recursos adicionais.

Homenagem a Alysson Paolinelli

O Governo de São Paulo também inaugurou o Ambiente de Inovação Alysson Paolinelli, que ocupará parte do AptaHub, em Campinas. O espaço será usado por empresas e startups para contatos frequentes com os pesquisadores e aceleração de novos negócios e produtos ligados ao agronegócio.

O espaço homenageia o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, que encabeçou a revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência à produção de alimentos ao Brasil. O trabalho de Paolinelli ajudou a transformar o país em potência agrícola e criou horizontes para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento sustentável de países do cinturão tropical.

Kits de combate a incêndios

As ações do Estado para fortalecer o agro paulista contam ainda com medidas de combate a incêndios florestais. Por meio do programa Agro SP + Seguro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento distribuiu mais cem kits de combate a focos de queimadas – com tanques rígidos e motobombas – para prefeituras. Neste ano, o investimento da pasta em equipamentos e viaturas de combate a incêndios para os municípios alcançou R$ 3,5 milhões.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Governo de SP premia melhores cafés especiais e inaugura espaços de inovação do agro apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.