22/11/2023 às 20h38min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h00min

Cristiane Medina é psicanalista e fala sobre os traumas e problemas que uma relação tóxica pode ocasionar

Sintomas psíquicos e físicos: Saiba quais podem ser as sequelas deixadas por um relacionamento abusivo

Sandro Fraga
Redação
Divulgação
 

Passar por um relacionamento tóxico deixa diversos traumas e sequelas na vida dos envolvidos. Seja homem ou mulher, os resultados de viver uma relação problemática são inúmeros, seja psicológica ou fisicamente falando.

 

Crises de ansiedade, estresse pós-traumático, depressão, crises de pânico, transtorno alimentar, dentre outros problemas podem se desenvolver em quem vive um relacionamento abusivo, conforme explica a especialista neste tipo de relação, Cristiane Medina.

 

Todos esses transtornos se desenvolvem devido ao grande estresse e tensão vivido durante a relação. O medo de falar com o parceiro ou até mesmo a privação vivida acaba desencadeando os problemas psicológicos.

 

Caso não seja tratado de maneira correta, é possível que sequelas físicas também comecem a aparecer. Alterações hormonais, dores e baixa imunidade são apenas alguns dos problemas físicos, segundo Cristiane.

 

Além disso, em quem desenvolve transtornos alimentares, também é possível ter sequelas físicas, visto que afeta diretamente o corpo da pessoa envolvida.

 

Devido aos diversos traumas que uma relação abusiva pode ocasionar, é sempre importante que a vítima, ao primeiro sinal de abuso, busque ajuda, principalmente psicológica. É com o tratamento adequado que a pessoa conseguirá se livrar do abusador e ter o mínimo de sequelas possíveis. 

 

‘Busco ressignificar vidas com o meu trabalho. Há mais de sete anos atuo neste mercado e meu propósito é ajudar essas vítimas a lidarem e se livrarem dos traumas recebidos devido a uma relação abusiva’, conclui Cristiane Medina.



Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.