23/11/2023 às 18h58min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Buscas pela Black Friday aumentam 114% no Brasil: veja 3 dicas para proteger o seu e-commerce na data

Especialista em cibersegurança explica quais são as principais medidas de proteção contra ataques cibernéticos em lojas virtuais

Assessoria Comunicação Conectada
Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies
Imagem de snowing no Freepik

A Black Friday está mais próxima de acontecer e os brasileiros já estão se preparando para as compras de final de ano. Segundo dados do Google, as buscas pelo evento aumentaram 114% em relação ao mesmo período em 2022 — destacando o otimismo do público para a data.

A pesquisa ainda revela que 67% dos brasileiros afirmam que pretendem fazer compras na data e 91% pretendem usar canais online para obter informações sobre preços, produtos, descontos e realizar compras.

Além dos consumidores, centenas de comerciantes do país aguardam ansiosamente por um dos períodos de maior rendimento do ano. Em 2022, o Brasil registrou um faturamento total de R$ 3,9 bilhões — é que demonstram os dados de um estudo da Neotrust.

Atualmente, o país é um dos principais mercados de lojas virtuais do mundo e, desde a pandemia, este índice não para de crescer. Segundo uma pesquisa da multinacional YouGov, mais da metade dos brasileiros adultos afirmam que preferem comprar produtos online ao invés de lojas físicas (55,1%) — e não será diferente nesta Black Friday.

No entanto, é importante ressaltar que a alta demanda e as oportunidades de negócios são um grande atrativo para golpistas realizarem fraudes online. Portanto, para aproveitar a data, é fundamental que os empreendedores se preparem para atender às demandas dos clientes e, principalmente, garantir medidas de segurança para se protegerem de golpes.

Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech e especialista em cibersegurança, listou algumas dicas para os empreendedores blindarem suas lojas virtuais de fraudes durante a Black Friday de 2023 e a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira (27).

“A proteção começa com o básico. Antes de procurar sobre os novos golpes e suas prevenções, é preciso se atentar aos pilares do e-commerce”, explica a especialista. “Garantir que seu site esteja hospedado em uma plataforma segura, oferecer um checkout completo, de preferência com autenticação de dois fatores e, claro, conhecer o perfil do seu público”, diz Sylvia.

 

Confira quais são as principais dicas para proteger o seu negócio na Black Friday de 2023, a seguir;

1) Hospedagem do site: o primeiro passo para proteger o seu negócio é mitigar as vulnerabilidades do seu site. Dessa maneira, é essencial adotar medidas para aumentar a sua proteção e impedir possíveis invasões e vazamentos.

Verifique se a plataforma de hospedagem de seu site oferece medidas para protegê-lo de ataques cibernéticos, principalmente relacionados ao uso de dados. “Os ataques phishing, por exemplo, utilizam os dados pessoais dos usuários, como números de cartões de crédito, podendo acarretar graves consequências para o seu negócio com punições pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, afirma Sylvia.

“O certificado SSL, por exemplo, é o responsável por garantir a criptografia dos dados na comunicação com o servidor, adicionando uma camada extra de segurança no seu site e dificultando a coleta de dados por parte dos invasores”, explica a especialista.

2) Autenticação de dois fatores: outra ação preventiva é adicionar etapas de autenticação no checkout, seja via e-mail ou SMS, com o reCAPTCHA para afastar os bots. “Para o checkout, certifique-se de escolher uma plataforma de pagamento segura e com todos os protocolos de segurança e verificação de identidade — tanto para a proteção do seu negócio, quanto para a dos clientes”, explica.

3) Armazenamento em nuvem: a especialista aponta o armazenamento em nuvem como uma opção para garantir a proteção dos dados do seu site em casos de ataques cibernéticos. “Manter os dados em nuvem protege as informações da loja virtual de ataques de negação de serviço (DOS), por exemplo, que visam tornar um sistema indisponível”, exemplifica Sylvia.

Por fim, a especialista afirma que o principal é ter total conhecimento sobre o seu negócio. “Além de contratar bons serviços de hospedagem, de nuvem e manter protocolos de segurança, é fundamental que o empreendedor conheça o perfil do seu consumidor”, explica. “Ao entender seus hábitos de consumo, ele consegue reconhecer qualquer tipo de comportamento fora do padrão e identificar ameaças de maneira muito mais rápida”, conclui Sylvia Bellio.

 

Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia

Conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino no universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.


Sobre a Itl.tech

Presente no mercado há mais de 20 anos, a empresa é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerada o maior canal de vendas Dell do Brasil. Faz parte da elite dos canais Dell, pois é Titanium, degrau mais alto do programa Partner Direct.

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos. A companhia participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.

Acesse: www.itltech.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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