23/11/2023 às 17h40min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Avenida Paulista é o novo endereço do AMAS Umane, referência em atendimento pediátrico pelo SUS

O ambulatório traz inovações tecnológicas e estruturais para melhorar experiência clínica de crianças e adolescentes, reforçando compromisso com a promoção da saúde pública

Target Estratégia em Comunicação
AMAS Umane - Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Divulgação: AMAS Umane

Nesta quinta-feira (23), foi oficialmente inaugurado na Avenida Paulista, no coração de São Paulo, o Ambulatório Multiassistencial (AMAS), referência no atendimento de qualidade a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde).

Antes localizado em um antigo casarão tombado em Santa Cecília, o AMAS Umane é uma unidade
sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) em parceria com a Umane, associação civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública que impactam no Sistema Único de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo.

A Superintendente Geral da Umane, Thais Junqueira, destacou a importância do novo espaço para a comunidade:

"As portas do AMAS Umane se abrem para uma nova fase, uma jornada que celebra não apenas a inauguração de um espaço, mas os 23 anos de dedicação incansável à nossa comunidade. Este momento é significativo, marcando não apenas a expansão da infraestrutura do ambulatório, que também contará com equipamentos modernos, mas também o nosso compromisso contínuo com a promoção da saúde e bem-estar dos que dependem do sistema público de saúde”, diz a Superintendente. 

A mudança chegou com uma série de inovações com foco na conveniência para aprimorar a experiência clínica do paciente, tornando o atendimento ainda mais eficiente - algo essencial para uma população muito carente de serviços humanizados em saúde, conforme mostram dados do levantamento de 2022 feito pelo AMAS.

Atualmente, o AMAS oferece gratuitamente 10 especialidades médicas, sendo que cerca de 44% das pessoas atendidas são crianças com idades entre 6 e 12 anos, seguidos das idades entre 3 a 5 anos, com 24%. Já os adolescentes entre 12 e 15 anos representam 15% do público.

Além do atendimento humanizado, o ambulatório também é reconhecido por sua adaptação aos serviços tecnológicos, que facilitam o contato com a população. Direcionado ao atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, uma das novidades do AMAS é a comodidade de confirmação de consultas pelo WhatsApp. Os responsáveis pelos pacientes recebem a confirmação do agendamento de consultas por meio do aplicativo e podem informar se as crianças poderão comparecer ou não à consulta, proporcionando maior comodidade e redução de tempo de espera para o atendimento.

Com essa medida, houve um aumento de 4,3% na quantidade de atendimentos realizados e, apenas em 2022, a unidade realizou mais de 6.600 consultas médicas e mais de 4.700 exames laboratoriais.

O painel de senhas é outra inovação que chegou para facilitar o fluxo das consultas e melhorar a experiência dos pacientes, uma vez que organiza a chamada dos pacientes, conforme o horário da agenda de cada profissional, otimizando ainda mais o tempo de espera e evitando filas. O serviço de atendimento com hora marcada também beneficiou o ambulatório e organizou melhor a dinâmica da unidade, reduzindo o índice de absenteísmo. Desde a implantação do sistema, houve um aumento de 4,15% na quantidade de atendimentos realizados.

A diretora-executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) explicou a importância do investimento em um ambulatório com infraestrutura adaptada às necessidades da população: 

“Hoje, celebramos não apenas uma mudança de localização, mas um marco que reflete nosso compromisso com a excelência em saúde. Alcançamos transformações notáveis, elevando a eficiência e capacidade de atendimento. Em 2022, o AMAS Umane impactou com 6.652 consultas médicas, 9.992 não médicas, 4.789 exames laboratoriais, 699 de imagem e 68 neuropsicológicos. Agradecemos aos 27 colaboradores pelo sucesso tangível, fruto do compromisso com a comunidade, pois cada número representa uma vida, uma história e estamos muito orgulhosos do que alcançamos juntos”, diz Carolina.

Isabella Costa, coordenadora administrativa do AMAS, lembrou ainda que o espaço desempenha um papel vital no cuidado infantil, oferecendo atendimento de qualidade e humanizado para as crianças que aqui recebem cuidados. 

A Umane e o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês aplicam seu conhecimento e expertise para elevar o padrão de atendimento no âmbito do SUS, proporcionando não apenas cuidados médicos, mas também um ambiente acolhedor e centrado na criança. Este ambulatório não apenas transforma vidas, mas representa um compromisso tangível com a saúde e o bem-estar das futuras gerações, marcando assim um avanço significativo em direção a um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente”, diz a coordenadora. 

O ambulatório está sob a coordenação médica da Dra. Evana Monteiro, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPa) e médica de família e comunidade pelo Hospital Santa Marcelina em São Paulo. Sua experiência inclui a gestão médica de unidades de Atenção Primária do Município de São Paulo e assistência médica em uma UBS, como médica de Família e Comunidade.

Serviço:

Ambulatório Multiassistencial (AMAS)
Endereço: Av. Paulista, 1776, 12º andar, Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 5200-1130
Horário de atendimento: 8h às 18h
Tamanho total: 350 m²
Como ser atendido: o agendamento deve ser feito pelo sistema SIGA (município de São Paulo)


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.