05/12/2023 às 12h41min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h00min

FLIP 2023: autora de Okum D´Orin, Martha Sales, realiza um balanço literário de sua participação como escritora

Com um público de 27 mil pessoas, durante os cinco dias de evento, Paraty encerrou a sua festa internacional do livro em grande estilo.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, foi palco da tão aguardada Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de novembro deste ano. O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do calendário literário mundial, reuniu escritores de todo o país, leitores apaixonados e admiradores da arte e da cultura em geral.

Com uma programação diversa e rica em debates, mesas de discussões, lançamentos de livros e atividades culturais, ao longo dos cinco dias de eventos, os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar em um universo repleto de conhecimento, trocas de experiências e reflexões sobre a literatura e o seu impacto na sociedade. 

A Flip também proporcionou espaços de interação e de lazer aos visitantes, além de uma programação oficial em casas históricas da cidade, onde foi possível ter contato com escritores independentes e seus lançamentos e sessões de autógrafos, como no caso da  Yalorixá, poetisa e escritora  Martha Sales, autora do livro de poesias Okum D´Orin, que está prestes a completar um ano de lançamento.

“Este livro que pré-lancei na Flip do ano passado e que lancei no dia 07 de dezembro de 2022, me trouxe muitas aberturas em grandes espaços. Com ele, eu pude percorrer e divulgar, fazer boas trocas e compartilhar experiências na Flip. Hoje eu volto reafirmando este lugar da escrita para mim, como uma forma de pertencimento e de identidade. Estar este ano aqui de novo trazendo o “Okum D´Orin” para a “Casa Poéticas Negras”, o “Espaço Leia Mais” e a Casa “Escreva, Garota” foi muito especial. Não somente pelos momentos de autógrafos e de vendas, mas também pelo fato de concretizar e fechar um novo ciclo com este livro, além de trabalhar a escrita que é um lugar de insurgência, desconstrução do preconceito e do racismo religioso. Eu troquei, ouvi e aprendi bastante. Sem contar o quanto foi especial ter sido selecionada com a minha poesia ‘Afluentes’ na Primeira Mostra de Poesia Visual e Cinema Experimental que aconteceu também durante a Flip ”, argumenta a autora Martha Sales.

A Flip reuniu editoras, livrarias, sebos e ofereceu uma vasta gama de títulos para os amantes da literatura. Segundo o Jornal do Brasil, este ano teve um público de 27 mil pessoas passando pelo centro histórico da cidade de Paraty. Os participantes também puderam desfrutar de apresentações artísticas, exposições e intervenções culturais que enriqueceram ainda mais a experiência. 

Encerrando o seu calendário de 2023, um dos maiores eventos da américa latina reafirma o seu compromisso em promover a literatura e a cultura de forma acessível e inclusiva. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.