13/12/2023 às 16h26min - Atualizada em 14/12/2023 às 00h00min

Onda de calor: hábitos ajudam a economizar na conta de energia 

Concessionária IP Minas orienta sobre hábitos que podem fazer a diferença no final do mês

IPMinas
Divulgação

O Brasil vai passar por uma onda de calor nos próximos dias. Várias regiões acenderam o sinal de alerta já que, a partir de quinta-feira (14/12), as temperaturas devem ultrapassar os 40º.  Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões de Minas Gerais, incluindo devem ser afetadas. A previsão é que o fenômeno dure até domingo (17/12). 

Consumo de energia no calor

Diante da onda de calor, o consumo de energia elétrica aumenta,  demandando ainda mais do sistema elétrico. Para que os consumidores consigam economizar na conta de energia elétrica, alguns hábitos no dia a dia podem ajudar. 

Alguns dos maiores vilões da conta são o ar-condicionado, chuveiro elétrico, televisores e  lâmpadas. O consórcio IPMinas, de Ribeirão das Neves, elenca os principais hábitos que elevam a conta de luz:

1 - Usar o ar condicionado em temperaturas mínimas. Dê preferência por temperaturas na casa dos 23º graus. Mantenha em dia a manutenção do aparelho e feche as portas e janelas;

2. Opte por aparelhos com o selo Procel, um certificado que indica quais os aparelhos eletrônicos são mais eficientes em termos de consumo de energia;

3 - Aproveite ao máximo a luz do dia e permita que a iluminação natural entre em sua casa;

4 - Ao invés das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, opte pelas de LED que são 85% mais econômicas;   

5 - Desligue da tomada os aparelhos eletrônicos, a exemplo dos televisores;

6 - A utilização do chuveiro elétrico na sua máxima potência eleva em até 30% o gasto. Coloque no modo verão;   

7 - Geladeira em locais quentes elevam seu consumo, prefira que estejam posicionadas em pontos ventilados; 

8 - Se você não tem plantas, saibam que elas ajudam a deixar o  ar mais fresco. 

9 - Use a máquina de lavar roupas com organização e evite utilizá-la para lavar poucas peças.

 

Sobre a IP Minas

Desde dezembro de 2019, toda gestão da iluminação pública do município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, tem sido feita pela parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura municipal e o consórcio IP Minas, composto pela empresa catarinense Quantum Engenharia, Seven Engenharia e pela FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. 

O Consórcio IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que já estão sendo substituídos por luminárias de LED. O projeto envolve 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos. Em dois, diversas obras já foram realizadas pelo consórcio, que tem o compromisso de manter uma gestão eficiente e moderna por 30 anos.

 

 

 





 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.