14/12/2023 às 14h40min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

Voluntariado impulsiona carreira e também diminui ansiedade e depressão

Solidariedade eleva saúde, mente, produtividade e cultura organizacional

Redação
Divulgação

A palavra “solidariedade” é muito citada nos dias de hoje, mas muitas vezes tida como clichê. No entanto, uma pesquisa do pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston (UTHealth), nos Estados Unidos, conseguiu comprovar que adultos e até crianças que se envolvem com trabalhos voluntários  experimentam mais disposição, tem uma visão de vida mais positiva e menor propensão a enfrentar problemas como ansiedade e depressão. Ou seja, o conceito de solidariedade transcende o altruísmo e mostra benefícios tangíveis para o corpo e a mente, relações interpessoais, produtividade e ambiente organizacional. 

“O voluntariado não é apenas uma contribuição generosa, mas uma trilha vital para o desenvolvimento pessoal e também profissional, conferindo uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Ao engajar-se em iniciativas voluntárias, os profissionais têm a oportunidade de aprimorar habilidades, construir redes de contatos valiosas e demonstrar valores, contribuindo para uma trajetória profissional enriquecedora e socialmente responsável.” disse Ricardo Triana, diretor-executivo de Project Management Institute (PMI) América Latina, principal organização global em gestão de projetos e que conta com o apoio de voluntários no mundo.

No Brasil, o número de pessoas envolvidas em trabalho voluntário atingiu a marca de 7,3 milhões em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isto representa um aumento de 603 mil em relação a 2019. As mulheres também são mais envolvidas em projetos sociais - 4,9% do total, enquanto a porcentagem de homens é de  3,5%.

Voluntariado transformador

Project Management Institute (PMI), lidera mais de 300 projetos voluntários mundialmente e conta com apoio para desenvolver atividades importantes na instituição,  eventos, projetos e subcomitês, tornando-se a espinha dorsal da missão de PMI.

“PMI está sempre empenhada no desenvolvimento de competências cruciais dos profissionais, como liderança, gestão de equipes, trabalho em equipe, adaptação e flexibilidade, ética e responsabilidade social, resolução de problemas e comunicação efetiva, que são aprimoradas através do voluntariado. Além do crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades,  o voluntariado oferece uma oportunidade única para expandir a rede de contatos, proporcionando possibilidades futuras de emprego, parcerias comerciais e recomendações para projetos relevantes” acrescentou Ricardo.

Experiência na prática

Ter um serviço voluntário no currículo não é o ponto principal para a escolha de contratação, mas é um grande diferencial. Há muitas maneiras de contribuir como voluntário com oportunidades que abrangem uma ampla gama de interesses, habilidades e objetivos. O voluntariado oferece um espectro diversificado de possibilidades de envolvimento, desde contribuições de curto a longo prazo, envolvimento presencial ou virtual, oportunidades individuais e de equipe e muito mais. O PMI, por exemplo, possui diversos projetos que recebem contribuições de voluntários, como:

  • Demonstração de valores e compromisso social: o engajamento voluntário destaca um compromisso com a responsabilidade social, demonstrando aos empregadores uma visão ampla e comprometida com o bem-estar da comunidade.
  • Crescimento profissional: Ao se envolver como voluntário há a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações do mundo real, adquirindo uma compreensão profunda das questões práticas, altamente valorizada pelas empresas.
  • Autoconhecimento e satisfação pessoal: contribuindo para o autoconhecimento, o voluntariado auxilia na descoberta de paixões, interesses e pontos fortes, promovendo uma sensação de realização pessoal e impulsionando a motivação na carreira. O voluntariado não é apenas uma prática benevolente; é uma força transformadora que molda não apenas a sociedade, mas também o desenvolvimento profissional individual. 

Sobre Project Management Institute (PMI)

PMI é a principal autoridade em gestão de projetos, comprometida em fazer avançar a profissão de gestão de projetos e positivamente impactar o sucesso dos projetos. Capacitamos os profissionais para se destacarem nas práticas de gestão de projectos através da nossa comunidade global em crescimento, da partilha de conhecimentos e das melhores certificações - conduzindo a uma mudança positiva nas organizações e comunidades. Desde 1969, a nossa missão inabalável tem sido a de defender a profissão, oferecendo aprendizagem e conexões para aperfeiçoar competências muito procuradas. Atualmente, PMI fornece aos profissionais, em todas as fases da carreira, os padrões globalmente reconhecidos, cursos online, liderança de pensamento, eventos e ferramentas de que necessitam para serem bem sucedidos. Com mais de 300 filiais em todo o mundo, os membros de PMI podem estabelecer contatos, encontrar mentores, conquistar oportunidades de carreira e aprender com os seus pares, trabalhando em conjunto para gerar um maior impacto. Visite-nos em:  http://www.pmi.org/, linkedin.com/company/projectmanagementinstitute, facebook.com/PMInstitute, ou em X @PMInstitute.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.