UBS Barramares/Barreto: um mês e 3,3 mil atendimentos

Por Jornal Expresso 28/08/2018 - 16:21 hs

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares/Barreto completa um mês de funcionamento com mais de 3.300 atendimentos. Moradores do bairro e vizinhos aprovaram a estrutura e a localização. Neste período, cerca de 160 pacientes passaram diariamente pelo local, que conta com profissionais de diversas especialidades e serviços.

Com problemas de má circulação no membro inferior direito, o aposentando Nelson dos Santos, 78 anos e morador do Barramares, precisava se deslocar diariamente até o Centro para fazer curativos. Ele é cadeirante e necessitava do auxílio dos familiares e de transporte para levá-lo. Além do tempo, havia um custo com o deslocamento. Com o início das atividades da unidade, os curativos são feitos no bairro.

"Desde que a unidade foi inaugurada, não precisamos mais levar meu sogro até a Casa da Curativo, no Centro. Na verdade, nem precisa de veículo, moramos na rua ao lado do posto. Para nossa família e a comunidade é muito bom ter uma unidade como essa. A equipe é atenciosa, o atendimento e o espaço estão aprovados", disse Celso Carvalho.

A gerente de Assistência em Saúde, Kelly Coura, lembra que outras três unidades nos mesmos moldes estão sendo construídas, visando garantir o acesso da população a uma rede de Atenção Básica sólida, com consultas e exames.

Para a moradora da Ajuda de Baixo, a cuidadora de idosos, Maria José Azevedo, fazer suas consultas com especialista próximo de casa é um presente. "Consegui marcar e ser consultada pela dermatologista e meu esposo também esta fazendo fisioterapia. Antes, teria que procurar assistência nos centros de especialidade, localizados na área central", contou.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), Barramares/Barreto está situada na esquina das ruas Raul Seixas e Cazuza, conta com mastologista, clínico geral, urologista, pediatra, ginecologista, obstetra, dermatologista e serviços de odontologia, enfermagem, nutricionista, assistente social, psicologia e fisioterapia traumato-ortopedia. Além de serviços de enfermagem como curativo, exame preventivo, consulta de puerpério e pré-natal, teste de gravidez, verificação de pressão arterial, peso, altura, administração de medicamentos, entre outros.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 18h. Para marcação de consulta de clínica geral, ginecologia e pediatria não é preciso encaminhamento médico. O agendamento é feito diariamente, com apresentação do Cartão SUS e documento de identidade.