Weather United States of America, Seattle United States of America, Seattle +1°C

Jornal Expresso Regional Online

Novilhas nascidas de reprodução in vitro serão disponibilizadas na Feira de Animais Rio Genética em Macaé

Novilhas nascidas de reprodução in vitro serão disponibilizadas na Feira de Animais Rio Genética em Macaé

Novilhas nascidas de reprodução in vitro serão disponibilizadas na Feira de Animais Rio Genética em Macaé
March 17
15:49 2014

Primeira edição do evento em 2014, promovido pela secretaria estadual de Agricultura, acontecerá no sábado (29)

 A primeira edição da Feira de Animais Rio Genética em 2014, no próximo dia 29, em Macaé, trará mais uma opção para os produtores interessados em melhorar geneticamente seus rebanhos. Entre os 200 animais de qualidade que serão disponibilizados, estarão 17 novilhas Girolando nascidas a partir de embriões produzidos in vitro,  resultado de parceria entre a Pesagro-Rio e a Embrapa.

O evento, que acontece a partir das 8 horas, no parque de exposições Latiff Mussi, será promovido pela secretaria estadual de Agricultura em conjunto com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro - ACERJ. Também serão oferecidos na ocasião reprodutores das raças Gir e Guzerá, estes últimos originários do criatório da Emater-Rio, em Italva.

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o Rio Genética já é reconhecido como um dos mais importantes programas de melhoramento genético do Brasil. Associa animais de qualidade, ações de  inseminação artificial e produção de embriões, além de estar agregado a um financiamento com condições especiais, que permite ao pequeno produtor fluminense adquirir animais de alto padrão genético.

- Desde 2009, através do programa da secretaria de Agricultura, já foram financiados cerca de 10 mil bovinos voltados para a produção de leite. Os investimentos que chegam a R$ 35 milhões, envolvem recursos do Banco do Brasil, Tesouro Estadual e de ICMS das cooperativas, beneficiando mil produtores - destacou.

Ele acrescentou que além das três mil prenhezes e nascimentos já confirmados, através da técnica de IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo, utilizando sêmen de alta qualidade, realizadas pelo Rio Genética em parceria com o SESCCOP/RJ - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro, as novilhas ofertadas pela Pesagro-Rio, certamente contribuirão para o melhoramento do gado de leite do estado.

O coordenador técnico do programa, Luiz Altamiro Nogueira, explicou que esses animais produzidos in vitro são provenientes de sêmen sexado de touros provados da raça Holandesa e vacas Girolando de alta lactação.

Os animais poderão ser financiados com linha de crédito do Rio Genética, com juros de 2% ao ano, prazo de cinco anos para pagamento, incluindo até um ano de carência. Cada comprador poderá adquirir no máximo 10 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, de R$ 60 mil por produtor.

Share

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

Publicidade

Publicidade

CURTA NO FACEBOOK

'